UFC e Prefeitura de Fortaleza celebram convênio para serviço de urgências odontológicas

Imagem: A FFOE disponibiliza à população de Fortaleza e de sua região metropolitana serviço de urgências 24 horas (Foto: Jr. Panela)Convênio celebrado entre a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, no início de maio, estabeleceu cooperação técnico-científica para a realização de atendimentos no Serviço de Urgências Odontológicas da FFOE, por meio de gestão compartilhada.

As urgências odontológicas caracterizam situações em que os pacientes apresentam demandas imediatas de tratamento. Casos de dor, hemorragia, infecções, traumas bucais e dentários são alguns dos exemplos de situações relativamente frequentes que levam à necessidade de atendimento de urgência por parte de um profissional cirurgião-dentista. A FFOE disponibiliza à população de Fortaleza e de sua região metropolitana serviço de urgências 24 horas. Dentre os profissionais que integram o setor, há cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal vinculados à Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, mas lotados na UFC.

No convênio celebrado, ficou estabelecido que a compra dos insumos necessários ao pleno funcionamento do serviço compete à Prefeitura de Fortaleza, enquanto cabem à UFC a manutenção dos equipamentos e a cessão da estrutura física, incluindo clínica e dormitório para os profissionais. Além disso, a Universidade, por meio de seu corpo docente, promoverá cursos de capacitação permanente dos profissionais vinculados ao município, em temas voltados para as urgências odontológicas.

Para o Coordenador do Serviço de Urgências Odontológicas da FFOE/UFC, Prof. Alexandre Nogueira, a oficialização de uma parceria que já existia de fato "é extremamente relevante para a Universidade, para a Prefeitura e, em consequência, para toda a população de Fortaleza, que terá acesso ao serviço". Além disso, o docente destaca a importância acadêmica do serviço, visto que serve de estágio para os alunos da graduação.

Segundo o Coordenador Municipal de Saúde Bucal, José Carlos de Souza Filho, "a parceria é um antigo sonho que suprirá os munícipes de Fortaleza de um serviço extremamente relevante e qualificado, localizado dentro do principal centro formador de recursos humanos em Odontologia que se tem no Estado do Ceará".

CURSO – Para celebrar o início da vigência do convênio, o Departamento de Clínica Odontológica da UFC iniciou, na noite da terça-feira (10), curso de capacitação em urgências odontológicas de 60 horas/aula para 60 cirurgiões-dentistas das unidades básicas de saúde da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Com ampla temática, a formação visa proporcionar aos profissionais, até dezembro, atualização e melhor capacitação para o atendimento clínico dos pacientes.

Além de aulas presenciais, um ambiente virtual de aprendizagem, coordenado pela Profª Eneide Leitão, possibilitará avaliação permanente dos participantes, fornecimento de material didático e debate de artigos científicos e casos clínicos relevantes sobre os temas em discussão, permitindo maior interatividade entre docentes e participantes. Acesse a programação do curso.

CONTATO – O Serviço de Urgências Odontológicas da FFOE/UFC é gratuito e funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Fica na Rua Capitão Francisco Pedro, 1210, Rodolfo Teófilo. O telefone de contato é (85) 3366 8222.

Fonte: Prof. Alexandre Nogueira, Coordenador do Serviço de Urgências Odontológicas e Chefe do Departamento de Clínica Odontológica da UFC – fone: 85 3366 8425