Oficina sobre práticas integrativas da medicina chinesa é ofertada para servidores

Imagem: Oficina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Imagem: Divulgação)Oficina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde será realizada no dia 18 de maio, das 8h às 12h, pela Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Ceará. Ministrada pelo Prof. Bernardo Diniz Coutinho, do Curso de Fisioterapia da UFC, a atividade é voltada somente para os servidores ativos do quadro de pessoal da Universidade.

O objetivo é apresentar as práticas integrativas e complementares da medicina tradicional chinesa, que podem ser utilizadas para o autocuidado de distúrbios como insônia, dor lombar, dor de cabeça, fadiga, ansiedade, depressão, dentre outros.

Estão disponíveis apenas 30 vagas para a oficina, que será realizada no salão da Progep (Rua Paulino Nogueira, 315, bloco 1, térreo, Benfica). Os interessados podem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

A ação faz parte do Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho, da Divisão de Apoio Psicossocial da Progep, em acordo com o eixo de promoção e vigilância à saúde da Política Nacional de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS).

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA – Sistema milenar, a medicina tradicional chinesa valoriza a inter-relação harmônica entre o ser humano e a natureza, visando à integralidade e ao equilíbrio vital a fim de manter ou recuperar a saúde. Estudos demonstram que tais abordagens, além de contribuírem para a melhora da dor, da função física e da qualidade de vida de pessoas portadoras de morbidades crônicas osteomusculares, cardiovasculares, respiratórias e emocionais, também são capazes de minimizar o sofrimento e reduzir a utilização de medicamentos.

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial da Progep – fone: 85 3366 7887