Reitor participa de abertura do 20º Encontro do Centro de Pesquisas em Medicina Tropical

Imagem: Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, participou da abertura do encontro nesta sexta (13) O Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, participou, na manhã da última sexta-feira (13), da abertura da 20ª edição do Encontro do Centro de Pesquisas em Medicina Tropical (XX Tropical Medicine Research Center Meeting), no Hotel Sonata Iracema, em Fortaleza.

Além de apontar a atuação da UFC na área, o Prof. Henry Campos destacou a importância das discussões trazidas pelo encontro no momento em que o País atravessa uma tripla epidemia: dengue, zika e chikungunya. "Temos na UFC uma longa tradição de envolvimento em pesquisas em doenças tropicais que nos inspira um esforço ainda maior para recolher mais conhecimentos e mais experiências para aprofundar os estudos e potencializar nossa capacidade de contribuir com a melhoria da saúde pública", assegurou.

Veja outras imagens da abertura do encontro no Flickr da UFC

O Reitor salientou, ainda, a dupla perspectiva de ação na área. "Com um pé no avanço da ciência e outro assentado no terreno da luta contra o atraso social: é assim que vislumbro a caminhada histórica da medicina tropical", afirmando que investimentos em saúde, moradia e educação são cruciais para a superação das doenças tropicais.

PROGRAMAÇÃO – O evento, cujo tema deste ano é "Tópicos avançados em Biomedicina", reuniu até sábado (14) pesquisadores, técnicos e estudantes no debate Imagem: Prof. Aldo Lima coordena o encontro do Centro de Medicina Tropicalsobre estudo das doenças tropicais (leishmaniose, leptospirose, diarreias, enteropatia tropical, desnutrição etc.).

A programação prevê apresentações sobre vacina tetravalente contra a dengue, epidemiologia do vírus zika, rotavírus no semiárido brasileiro, refluxo gastroesofágico, entre outras. A realização é da UFC, através do Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Fonte: Prof. Aldo Lima, coordenador do XX Tropical Medicine Research Center Meeting – fone: 85 3366 8437