Casa de José de Alencar sedia seminário sobre plantas medicinais e fitoterápicos

Imagem: Horto de Plantas Medicinais da UFCSerá nesta quarta-feira (18), das 8h às 17h, na Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC, o II Seminário de Arranjos Produtivos Locais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Com público-alvo de profissionais de saúde que trabalham com plantas medicinais e fitoterápicos nas Farmácias Vivas do Estado do Ceará, além de interessados na cadeia produtiva de fitoterápicos, o evento contará com palestras, depoimentos e trocas de experiências sobre as farmácias vivas, hortos polos e arranjos produtivos locais.

Integram também o Seminário atividades sobre o cultivo de plantas medicinais, além da apresentação e discussão sobre a vida e obra do Prof. Francisco José de Abreu Matos, idealizador do Projeto Farmácias Vivas. Na ocasião, a filha do Prof. Matos, Aída Matos, falará sobre uma luta de seu pai que se concretiza neste ano: a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), em terreno de mata localizado na Avenida Oliveira Paiva, pertencente aos Correios, em Fortaleza.

A anuência para a transformação do local em ARIE já foi dada pelo Conselho de Administração dos Correios e foi o motivo de assinatura, no início deste mês, de termo de cooperação entre a Prefeitura de Fortaleza e o então Ministério das Comunicações. A transformação do terreno em ARIE foi uma defesa, ao longo de 10 anos, empreendida pelo Prof. Abreu Matos, que via a área como de relevância científica e ecológica para a Capital. "Esse terreno apresenta uma floresta de cerrado na caatinga, algo raríssimo. Pode conter, inclusive, exemplares únicos da biota (conjunto de seres vivos de uma região) regional. Sem dúvida, será um local de muitos estudos científicos e, também, onde poderão ser descobertos elementos para novos medicamentos", explica Kellen Sá, farmacêutica do Horto de Plantas Medicinais da UFC.

Interessados em participar do Seminário podem inscrever-se pelos telefones (85) 3101 4364 e 3101 4187 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Também serão aceitas inscrições no local (Av. Washington Soares, 6055, Messejana). São ofertadas 150 vagas. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com o Horto de Plantas Medicinais da UFC.

Fonte: Kellen Sá, farmacêutica do Horto de Plantas Medicinais da UFC – fone: 85 3366 9418