Imprensa Universitária comemora 60 anos reforçando a produção de livros eletrônicos

Imagem: Imprensa Universitária em 1962 (Imagem: Acervo Memorial UFC)Criada em abril de 1956, quando a Universidade Federal do Ceará ainda dava seus primeiros passos, a Imprensa Universitária (IU) completa seis décadas de atividade e se prepara para a transição do impresso para o digital. "O desafio é manter a Imprensa Universitária viva, garantindo à UFC uma gama de publicações para que possa realizar a promoção crescente na área de ensino e pesquisa", diz o diretor da IU, Joaquim Melo.

A história da Imprensa começa com uma simples oferta de venda: o Reitor Antônio Martins Filho soube que estava sendo posta à venda a pequena Tipografia Lusitana, de Clóvis Carvalho Pereira. A compra de um equipamento que pudesse dar suporte às necessidades gráficas da Universidade já estava nos planos do Reitor, que havia sido tipógrafo na adolescência e percebia a importância de uma estrutura do tipo para uma instituição que ainda procurava se firmar.

Autorizado pelo Conselho Universitário, Martins Filho adquiriu a Lusitana. Logo, a recém-criada Imprensa Universitária assumia um duplo papel: transformou-se na principal ferramenta de comunicação interna, com seus cartazes, avisos e folderes, ao mesmo tempo em que atuava estrategicamente na difusão do conhecimento produzido pela recente UFC.

A importância da missão contrastava com as instalações modestas da época. A Imprensa começou a funcionar onde era a garagem da Reitoria (atualmente onde está localizado o auditório). Pouco a pouco, ela foi sendo equipada com a compra de máquinas de outras gráficas, passando a operar onde atualmente funciona o Cetrede. Em janeiro de 1967, a IU ocupou seu atual prédio, projetado pelos arquitetos Liberal de Castro e Neudson Braga.

Imagem: Prédio da Imprensa tem características modernistas e foi projetado pelos arquitetos Neudson Braga e Liberal de Castro (Foto: Acervo Memorial UFC)A PRODUÇÃO – Logo de início, o Reitor Martins Filho criou o selo Coleção Biblioteca da Cultura para obras produzidas na Academia. A estreia veio com o livro Clóvis Beviláqua e outros trabalhos, de Dolor Barreira.

Graças ao profissionalismo de sua equipe de servidores, a produção cresceu fortemente. Na lista das publicações, revistas das Edições Clã, do grupo literário homônimo; além das coleções Alagadiço Novo, produzida pelo próprio Martins Filho; Carnaúba; Biblioteca de Educação; Pensamento Universitário; e Literatura de Vestibular, produzida pela então Coordenadoria de Concursos e Vestibulares (CCV).

Por lá, passaram importantes nomes das artes e da intelectualidade cearense, como Fran Martins, Andrade Furtado, Raimundo Girão, Moreira Campos, Eduardo Campos, Francisco Carvalho, dentre outros. Além de livros, a Imprensa destaca-se pela publicação de diversos periódicos científicos e pelo próprio Jornal da UFC. No campo administrativo, uma de suas atribuições era a impressão das provas do vestibular, principal forma de ingresso na instituição até 2010.

IMPRENSA HOJE – Atualmente, a Imprensa Universitária atua em três áreas distintas: a impressão em offset, de livros e periódicos de grandes tiragens; a impressão digital (o equivalente a uma gráfica rápida), para publicações de pequenas tiragens e material administrativo; e a publicação eletrônica de e-books em PDF, setor que teve início no ano passado. "Estamos entrando nesse modelo digital. Temos uma preocupação forte em incorporar ao nosso conhecimento a publicação eletrônica para que possamos estar sempre sintonizados com a modernidade", diz Joaquim Melo.

"É um desafio porque a era digital chegou para ficar, tanto pela velocidade como pela disponibilidade da informação", diz a Profª Denise Correa, titular da Pró-Reitoria de Administração, a quem a Imprensa atualmente está vinculada. "O que percebemos é que temos uma equipe antenada e comprometida com este propósito", completa.

A experiência começou em 2015, com a publicação de 15 livros da Coleção de Estudos de Pós-Graduação, trabalhos selecionados para publicação a partir de edital. Neste ano, outros 10 e-books já foram produzidos. As publicações são postadas diretamente no Repositório Institucional da UFC, página que reúne todas as teses e dissertações produzidas pela Universidade.

Fonte: Joaquim Melo, Diretor da Imprensa Universitária – fone: 85 3366 7485