Enfermeiros e assistentes sociais colaboram com a qualidade de vida da comunidade acadêmica da UFC

Imagem: Enfermeiros e Assistentes Sociais atuam na busca por melhor qualidade de vida na UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)No mês de maio são comemorados o Dia Internacional do Enfermeiro (12) e o Dia do Assistente Social (15). Na Universidade Federal do Ceará, esses profissionais atuam na busca por melhor qualidade de vida, no ambiente acadêmico, de servidores técnico-administrativos, professores e alunos.

Assistentes sociais trabalham na UFC desenvolvendo projetos de promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), e de gestão de políticas de apoio ao estudante de graduação, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Richelly Barbosa de Medeiros é assistente social da Divisão de Apoio Psicossocial (DiAPs) da Progep, setor que promove o Programa Saúde e Bem-Estar no Trabalho, composto por sete projetos que visam melhoria do ambiente laboral, estímulo à educação em saúde, enfrentamento dos impactos subjetivos e objetivos da pré-aposentadoria e da aposentadoria, além de auxílio aos servidores no que diz respeito a hábitos de vida saudáveis.

A assistente social explica que o trabalho da DiAPs é resultado de integração do serviço social com a psicologia, em que “o assistente social contribui de forma crítica, ética e técnica em defesa da melhoria das condições de saúde do servidor na Instituição. Na UFC, o sentimento é de que estamos conseguindo avançar em relação à promoção da saúde do servidor”, explica Rochelly sobre o seu trabalho.

Fabiane da Silva Severino Lima é enfermeira na Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (DESMT), setor composto por uma equipe de profissionais formados em Engenharia e Medicina do Trabalho. A enfermeira atua na implementação dos exames médicos periódicos, visitando locais de trabalho para identificar riscos à saúde dos trabalhadores e sensibilizá-los com informações sobre a  importância da realização dos exames. Ela também colabora com o planejamento de ações de melhoria da saúde do servidor.

“Faço parte de uma equipe interdisciplinar que possui um olhar diferenciado do desenvolvimento e da realização de ações de prevenção de adoecimentos e acidentes de trabalho”, afirma a servidora ressaltando o valor de seu ofício. “Me sinto realizada por poder contribuir com o bem-estar das pessoas”, assegura.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.