Procurar no portal

IV Sinforgeds começa com conferência que questiona aspectos da prevenção em saúde

Imagem: O Prof. Luis David Castiel foi o conferencista da abertura do IV Sinforgeds (Foto: Viktor Braga/UFC)Considerando-se um palestrante "cricri" – crítico e criterioso –, o Prof. Luis David Castiel foi o conferencista da abertura do IV Seminário Internacional de Informação para a Saúde (Sinforgeds), um dos mais importantes eventos sobre o uso de tecnologias eletrônicas e digitais na medicina, instalado na noite dessa terça-feira (17), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará.

O conferencista abordou o tema "Informação e conhecimento – Os dispositivos de automonitoramento e promoção da saúde", expondo, de modo bem-humorado e questionador, as regras de saúde a serem seguidas. "Não se trata de ser contra a saúde e a prevenção", enfatizou o Prof. Luis Castiel, "mas à ideia compulsória (e compulsiva) imposta pela Saúde Pública atual, que reivindica que todas as reduções do risco são saudáveis e, portanto, devem ser racionalmente obedecidas".

Veja outras imagens da abertura do IV Sinforgeds no Flickr da UFC

Para o palestrante, partimos de uma perspectiva conservadora no campo da prevenção em saúde, em que as autoridades morais recomendavam a importância fundamental da autodisciplina. "Disciplina para cumprir preceitos morais e para a busca do autointeresse; 'correr atrás do sonho' para chegar a ser autossuficiente e, para isso, importa ser bom, ser disciplinado", disse.

Imagem: Mesa da solenidade de abertura do IV Sinforgeds (Foto: Viktor Braga/UFC)Lembrou o Prof. Castiel, ainda, que a ideia de ansiedade está intimamente ligada à possibilidade de risco, sendo impossível evitar estar sujeito a todos os riscos existentes. "A partir das novas pesquisas, principalmente das áreas de biomédica e epidemiologia, percebemos que nossas vidas estão cada vez mais com novos elementos de insegurança. Várias áreas pensam o risco de forma mensurável e normatizada. O mundo é estranho, e às vezes aquilo que parece desajuste não é um desajuste, são efeitos paradoxos", ressaltou. "Quanto mais sob risco, mais ansiosos ficamos", observou. "A incerteza e a insegurança estão presentes em nosso dia a dia. É preciso articular as conexões entre discussões culturais da modernidade e os sentimentos de mal-estar que se manifestam em nossa experiência. Há a busca da redução dos riscos no interior da 'hiperprevenção', e o resultado é a reunião de atividades que se preocupam excessivamente com a busca de segurança/saúde e com o consumo de práticas, produtos e serviços que a garantam", enfatizou.

O Prof. Luis David Castiel é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em Medicina Comunitária pela Universidade de Londres, doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pós-doutorado pelo Departamento de Enfermaria Comunitária, Saúde Pública e História da Ciência da Universidade de Alicante, Espanha.

ABERTURA – O Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA) fez a abertura do IV Sinforgeds e precedeu à fala da Profª Virgínia Bentes Pinto, coordenadora do evento, que, para ela, "só existe porque é sonhado por muitas pessoas". E passou a agradecer nominando todos que colaboram com a realização do Sinforgeds; dos palestrantes que vieram de fora aos colegas professores, alunos e dirigentes da UFC, como o Prof. Henry de Holanda Campos, Reitor da Instituição. Ela disse ter a certeza de que serão dias de discussão produtiva, mostrando a importância da interdisciplinaridade no diálogo a ser feito entre Ciência da Informação, Ciência da Saúde, Ética e Linguística.

Imagem: Prof. Henry Campos discursa na abertura do IV Sinforgeds"É muito honroso para nós da Universidade Federal do Ceará participar deste evento, que se propõe promover o diálogo e a integração entre as áreas da Ciência da Informação, Saúde, Tecnologias Eletrônicas e Digitais, Direito, Filosofia, Ética, Bioética, Letras, Comunicação, Linguística, Antropologia, Administração, História, Sociologia, dentre outras", assegurou o Prof. Henry Campos. Ele admitiu ter acompanhado, "detidamente, o trabalho dos organizadores do seminário, especialmente da Profª Virgínia Bentes Pires", reconhecendo o esmero colocado em cada detalhe.

Compuseram a mesa da solenidade de abertura do IV Sinforgeds o Reitor Henry Campos e as professoras Vládia Borges, diretora do Centro de Humanidades; Virgínia Bentes Pires, coordenadora do evento; e Maria Áurea Montenegro Guerra, chefe do Departamento de Ciências da Informação da UFC.

PROGRAMAÇÃO – O IV Sinforgeds continua até sexta-feira (20), no Hotel Mareiro (Av. Beira Mar, 2380, Meireles), com debates, mesas-redondas e comunicações orais. Na quinta-feira (19), às 18h, o Prof. Birger Hjörland, da Royal School of Library and Information Science (Dinamarca), falará sobre organização dos sistemas de conhecimento de acesso à informação destinadas à promoção da saúde coletiva. Na sexta-feira (20), o Sinforgeds segue com a realização de seis oficinas.

Mais detalhes sobre as atividades do IV Sinforgeds estão disponíveis no site do evento e na página do seminário no Facebook.

Fonte: Profª Virgínia Bentes, da comissão organizadora do evento – fones: 85 3366 7702 e 3366 7697 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300