Simulação da Organização das Nações Unidas inicia programação hoje (20)

Imagem: Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU) (Imagem: Divulgação)Versão reduzida da Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), programa de extensão da Universidade Federal do Ceará, ocorrerá de sexta-feira (20) a domingo (22) na Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro). Intitulado de SONU-Beta, o evento conta com a participação de alunos de graduação da UFC e estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Fortaleza.

O programa procura recriar todo o ambiente de organismos internacionais, principalmente daqueles ligados ao sistema da Organização das Nações Unidas (ONU). Para tornar a experiência ainda mais realista, também são simuladas agências de notícias internacionais, que realizam toda a cobertura jornalística do evento. Ou seja, os participantes integram a SONU como delegados, representando o posicionamento de determinado país diante de um tema atual, ou como repórteres.

Na edição 2016 da SONU-Beta serão simulados quatro comitês, sendo um voltado exclusivamente para secundaristas e outro para alunos de Jornalismo. Os estudantes de ensino médio participam do Conselho de Direitos Humanos (CDH), que terá como tema "Homoafetividade e Direitos Humanos". Os participantes do Comitê de Imprensa Internacional (CII), para quem cursa Jornalismo, atuarão como repórteres dos veículos Khaleej Times e The New York Times na plataforma web.

Os demais estudantes de ensino superior simularão o Comitê para Desarmamento e Segurança Internacional (DSI), com o tema "Desmilitarização de Fronteiras". A Organização para Cooperação Islâmica (OCI) discutirá a "Adoção e a efetivação dos direitos da mulher no mundo islâmico". Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo site do programa.

Fonte: Rebeca Soares, secretária de Comunicação da SONU – fone: 85 99639 2449