Conheça as ações da comissão responsável pelo consumo eficiente de energia elétrica na UFC

Imagem: Gráfico Comparativo do Consumo de Energia (kWh) na UFC, 2015/2016A Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Ceará (UFC Infra) vem promovendo ações educativas para conscientização da comunidade acadêmica sobre o gasto de energia elétrica por meio da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE).

Composta por representantes de todas as unidades acadêmicas e administrativas, a CICE objetiva a proposição, a implementação e o acompanhamento de medidas de utilização eficiente de energia, estimula a conscientização e mudança de hábitos para a prática do consumo consciente, além de se aliar ao uso de tecnologias mais adequadas para tal fim.

Entre as ações da CICE, estão o acompanhamento e controle das faturas de energia (demanda e estrutura tarifária) e a divulgação de orientações sobre consumo consciente e dos dados de consumo de energia à comunidade acadêmica. A comissão também é responsável pela modernização do sistema de iluminação e de condicionamento de ar, orientação para elaboração de projetos e compras de equipamentos mais eficientes, instalação de sensores de presença e fotocélulas e designação de equipes para limpeza de filtros de ar-condicionado.

CONSUMO DE ENERGIA – Na UFC, foi registrado um aumento no consumo de energia, conforme demonstrado em comparação do biênio 2015-2016 (figura 1), principalmente em virtude da expansão da Universidade em todo o Estado e aumentos tarifários de 2015 e 2016 (figura 2).

Imagem: Gráfico Comparativo do Consumo de Energia (R$) na UFC, 2015/2016Segundo o coordenador de Conservação de Energia, Fabrício Leite, cerca de 95% do consumo de energia da UFC está na modalidade tarifária horosazonal verde, composta com valores diferenciados de acordo com o horário do dia (na ponta e fora de ponta).

O horário de ponta (17h30min-20h30min), responsável por, em média, 30% do valor financeiro da fatura mensal da UFC, é cerca de quatro vezes maior que o valor da tarifa fora da ponta (00h00min-17h30min e 20h30min-23h59min). A diferença tem como objetivo estimular o deslocamento de parte da carga para os horários em que o sistema elétrico estiver menos carregado, ou seja, fora de ponta. Logo, estudos incentivam ações que pretendem evitar o consumo de energia elétrica no período de ponta, desde que não prejudique o andamento das atividades.

COLABORE – Algumas práticas de consumo consciente podem melhorar o ambiente da Universidade e colaborar com a economia da energia, tais como:
– priorize a iluminação natural;
– desligue as luzes dos ambientes quando não estiverem em uso;
– mantenha janelas e portas fechadas em ambientes condicionados;
– desligue o ar-condicionado em ambientes que fiquem longo tempo desocupados e 15 minutos antes de sair;
– defina a temperatura do ar condicionado entre 22 e 26 graus;
– mantenha acionado o modo economia de energia do computador.

A comunidade acadêmica pode fazer o download do cartaz de aviso sobre conscientização no uso de energia, bem como encaminhar sugestões de melhores práticas no uso de energia elétrica para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Coordenadoria de Conservação de Energia – fone: 85 3366 9549