Pesquisa sobre Publicidade Infantil será apresentada no ICA nesta quarta-feira (1º)

Imagem: Cartaz para o evento de apresentação do resultado da pesquisaO Curso de Publicidade e Propaganda da UFC apresenta nesta quarta-feira (1º), a partir das 10h, o resultado da pesquisa "Publicidade Infantil em Tempos de Convergência". O evento é aberto ao público e acontecerá na sala CS 108, do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, com a participação da Profª Inês Vitorino e da equipe do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (Grim).

Iniciado em 2014, o estudo mobilizou uma equipe de pesquisadores na realização de grupos focais em todas as regiões brasileiras com crianças que estudam nas redes pública e privada de ensino. O objetivo foi analisar a forma como meninas e meninos compreendem a comunicação comercial, levando em conta as estratégias persuasivas adotadas pela publicidade e os impactos dessa relação no desenvolvimento infantil.

O estudo é o primeiro de caráter público e nacional realizado no Brasil, englobando aspectos relativos à compreensão da criança, percepção de influências e noção de riscos e oportunidades que a publicidade oferece. O relatório final pode ser acessado on-line.

Coordenada pelas professoras Inês Vitorino e Andrea Pinheiro, a iniciativa contou com a participação das então estudantes Ágda Sarah Sombra e Chloé Leurquin; dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Marina Maia, Nut Pereira e Thinayna Máximo; da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Maria Clara Sidou; e da pós-doutoranda na Universidade Federal Fluminense (UFF) Pâmela Saunders Craveiro.

Leia mais: Resultado de pesquisa realizada com o Ministério da Justiça é apresentado em Brasília

Fonte: Profª Glícia Maria Pontes Bezerra, vice-coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC – fone: 85 3366 9222