Progep promoverá ações de apoio aos servidores no tratamento contra o tabagismo

Imagem: Dia Mundial sem Tabaco é comemorado no dia 31 de maio (Imagem: Divulgação)A Divisão de Apoio Psicossocial (Diaps), vinculada à Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da UFC, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, alerta os servidores e a comunidade acadêmica sobre a necessidade de prevenir e tratar o tabagismo.

A doença do tabagismo é, segundo o Ministério da Saúde, a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces no mundo. É gerada pela dependência à nicotina, droga presente em qualquer derivado do tabaco. O usuário de produtos com tabaco é exposto a mais de quatro mil substâncias tóxicas, cerca de 60 delas cancerígenas.

Além de prejudicar a própria saúde, o fumante expõe as pessoas com quem convive, principalmente quando propaga fumaça em ambientes fechados. As crianças, ao inalarem esse tóxico, adquirem maior chance de contrair pneumonia, bronquite aguda, bronquiolite, broncopneumonia, infecção do ouvido e exacerbação de crises de asma.

Ainda que muitas pessoas com dependência reconheçam as consequências negativas do tabagismo, elas têm dificuldade em iniciar o tratamento. Isso ocorre, na maioria das vezes, por falta de conhecimento do processo e dos meios já existentes para auxiliá-las.

Logo, se você, servidor da Universidade, encontra-se em situação de uso/abuso de nicotina e tem interesse em participar de ações da Diaps de incentivo ao tratamento (atendimento individual, realização de grupos e outras atividades de fomento aos cuidados em saúde), preencha o formulário de intenção.

Através dos dados que serão fornecidos pelos servidores, a Divisão identificará se há público interessado e qual a programação apropriada ao exercício da promoção em saúde. Em seguida, entrará em contato com os que preencheram o formulário, solicitando confirmação de inscrição.

O Ministério da Saúde informa também que, ao deixar de fumar, os efeitos no corpo são percebidos logo nos primeiros dias. Um dos mais significativos é a melhora da oxigenação, o que diminui os riscos de infarto e de inflamação pulmonar. Em meses, a tosse e a falta de ar são, de fato, reduzidas e em cerca de cinco anos o risco de derrame passa a ser igual ao de um não fumante. Cuide-se!

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial – fone: 85 3366 7887 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.