Reitor fala em educação transformadora no Congresso Nordestino de Educação Médica

Imagem: O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, na abertura do evento (Foto: Ares Soares/Divulgação)Na abertura do VII Congresso Nordestino de Educação Médica, na última sexta-feira (27), o Prof. Henry de Holanda Campos, Reitor da UFC, ministrou palestra que preferiu chamar de "conversa e reflexões", expondo "aprendizagens amealhadas nos últimos anos sobre o tema da educação médica, customizando ideias de notórias autoridades no assunto".

Assim, iniciou sua fala citando William Osler, médico canadense, professor da McGill University e educador médico por excelência, que dizia aos estudantes de medicina: "Vocês estão nessa profissão como atendendo a um chamado, não a um negócio. Um chamado que requer de vocês, em qualquer tempo, autossacrifício, devoção, amor e compaixão para com os seus semelhantes. Quando você se limita ao nível puramente do negócio, a sua influência se extingue e a verdadeira luz da sua vida se apaga. Você deve trabalhar com o espírito missionário, com a largueza da caridade, o que lhe eleva muito acima das rivalidades da vida". O evento ocorreu na Universidade de Fortaleza (Unifor).

O Prof. Henry Campos ressaltou que, semana passada, "a nossa Universidade teve  o privilégio de copatrocinar a Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Interplanetária, inspirada na obra e ensinamentos do sociólogo e filósofo francês Edgar Morin". Um dos princípios orientadores da Conferência foi o de que "em seu sentido mais genuinamente humano e social, a educação nos leva a buscar sempre novas possibilidades de atuação, a atualizar as potencialidades individuais e coletivas, a partir de ações pautadas na esperança radical de que o ser humano, mediante o exercício reflexivo consciente e o desenvolvimento de suas potencialidades, pode chegar a ser mais plenamente humano, mais singularmente pessoa, mais conscientemente cidadão. Neste sentido, reconhecemos e ratificamos o papel fundamental de uma educação transformadora centrada na condição humana, no desenvolvimento da compreensão da sensibilidade, assim como na diversidade cultural e na pluralidade dos saberes".

O VII Congresso Nordestino de Educação Médica foi uma realização da Unifor e da Associação Brasileira de Educação Médica, com apoio da Universidade Federal do Ceará, da Unichristus e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938