Comitê expressa preocupação com rumos da Base Nacional Comum Curricular
- Quinta, 02 Junho 2016 13:49
Os professores que integram o Comitê de Assessoramento e a equipe de especialistas que participaram da primeira e segunda versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) divulgaram nota na qual demonstram preocupação com os rumos de algumas discussões da BNCC. As professoras da UFC Massília Dias Lira e Sílvia Helena Vieira Cruz, que integram o Comitê, subscreveram o documento.
A BNCC vem sendo discutida por segmentos, como alunos, pais de alunos, professores de escolas públicas e privadas, organizações não governamentais, além de entidades como o Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), há quase um ano. No dia 31 de maio, foi divulgada uma segunda versão preliminar, que seria discutida nos estados e municípios por meio das secretarias estaduais e municipais de educação.
No entanto, os participantes do Comitê e da equipe de especialistas dizem que foram surpreendidos com um seminário promovido pela Comissão Parlamentar de Educação da Câmara dos Deputados para discutir a BNCC sem a participação do grupo.
"Preocupam-nos iniciativas que vêm tentando deslocar a discussão da Base do âmbito do Consed, da Undime e do Conselho Nacional de Educação para outras instâncias, com a participação de grupos e atores cuja legitimidade para deliberar sobre o processo não foi ou (não) tem sido discutida com a sociedade", diz o texto do documento.
Fonte: Profª Massília Dias Lira, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.