Representatividade LGBT na publicidade é tema de exposição e debate

Imagem: Estudantes do curso de Publicidade promovem exposição de anúncios e roda de conversa sobre a representatividade da comunidade LGBT (Imagem: Divulgação)Um grupo de estudantes do sexto semestre do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará promove nesta quinta-feira (9), das 8h30min às 12h, exposição de anúncios e roda de conversa sobre a representatividade da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) na publicidade atual.

O objetivo do evento, que acontece na sala HL 202 do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, é fomentar a discussão da função social da publicidade e a busca da equidade na representatividade de todos os integrantes da sigla LGBT.

Através da recriação de anúncios publicitários conhecidos pelo grande público, como o da tradicional família de comercial de margarina, a equipe revela que a representatividade e a visibilidade da comunidade LGBT ainda ocorre de forma lenta e gradual, mas que pode e deve ser veiculada como toda e qualquer publicação.

Nominada Devir, a exposição pretende mostrar a importância da reflexão e discussão sobre o tema no contexto da publicidade atual, no mercado e na academia, fazendo com que os consumidores do conteúdo se sintam instigados a pensar sobre a temática, para que, assim, haja uma futura aceitação.

Imagem: Peça da exposição "Devir"A roda de conversa contará com a presença de alguns dos modelos participantes dos anúncios e com os próprios idealizadores do projeto para compartilhar a experiência de desenvolver o trabalho. Também participam do debate o jornalista, escritor, doutorando em Sociologia da UFC e militante LGBT Júnior Ratts; o jornalista Émerson Maranhão, titular da coluna Cena G, do jornal O Povo; a Profª Glícia Pontes, do Curso de Publicidade e Propaganda da UFC; e o ator e drag queen Denis Lacerda, vencedor do Prêmio Multishow de Humor e criador da personagem Deydianne Piaf.

SAIBA MAIS – Para discutir o tema e mostrar os bastidores do evento, os estudantes mantêm uma conta no Instagram: @projetodevir. As atividades fazem parte da disciplina Laboratório de Publicidade e Propaganda, ministrada pela Profª Glícia Pontes.

Fonte: Thales Praxedes, aluno de Publicidade e Propaganda da UFC – fone: 85 99849 0191