Concludentes de Medicina colam grau no Campus da UFC em Sobral

Imagem: Concludentes de Medicina colaram grau no Campus da UFC em Sobral na última sexta-feira (3)A noite da última sexta-feira (3) foi de realização para 29 concludentes do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral. Na ocasião, os estudantes colaram grau em solenidade realizada no auditório do bloco didático localizado no bairro Mucambinho.

Ao saudar os presentes, o Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, disse reconhecer a colação de grau como "um dos atos públicos mais significativos da vida na Universidade". Para o dirigente, "entregar à sociedade um novo contingente de jovens profissionais – competentes, íntegros, cheios de idealismo – é algo que nos orgulha e nos preenche com a certeza do dever cumprido".

A formação em uma universidade pública, lembrou o Prof. Henry, adiciona aos novos médicos que recebiam seus diplomas "algo valioso a seus perfis". Para o Reitor, além de conhecimentos técnicos transmitidos através da base teórica e de atividades práticas, a oportunidade de se familiarizarem com a realidade local, onde devem atuar, foi de grande importância. "Procuramos abrir-lhes os olhos para a realidade social, uma vez que, no contexto de uma região pobre, marcada por séculos de injustiças, flagelada pelas catástrofes climáticas e pelo descaso do poder público, nesse cenário, temos uma missão especial a cumprir", declarou.

MEDICINA DEBUTANTE – Em nome dos docentes, o Coordenador do Curso de Medicina em Sobral, Prof. José Juvenal Linhares, fez menção ao aniversário de 15 anos da instalação do curso em Sobral, completados em abril último. O professor disse com entusiasmo aos formandos: "Essa turma tem a felicidade de dividir, a nosso lado, essa alegria debutante e sedutora de professores e funcionários que constituem essa bela família que é o Curso de Medicina de Sobral, que, a cada dia, se orgulha de olhar no rosto de cada um de vocês", afirmou.

Ao destacar a despedida da "segurança dos muros da Universidade" rumo a um novo caminho, o Coordenador José Juvenal Linhares pediu aos novos profissionais: "Levem consigo as ferramentas que cada professor lhes entregou e as lições que cada paciente lhes deixou".

SAUDADE, GRATIDÃO E EXPECTATIVA – Os concludentes de Medicina tiveram no colega Francisco Renan Doth Sales um representante para traduzir os sentimentos da turma. Ao falar do encerramento de mais um ciclo, Francisco Renan lembrou o que de especial havia no da última sexta-feira: "Entramos por aquela porta como estudantes e sairemos como médicos"

Em meio às lembranças de muitos anos de "estudo, dedicação, renúncias e distâncias", o orador lembrou, principalmente, "do apoio de quem sempre esteve junto de nós". Ao agradecer a Deus, família, amigos, cônjuges, professores e servidores técnico-administrativos da UFC, Francisco Renan acrescentou: "Estão presentes, neste mesmo momento, o desejo do novo que há por vir e a saudade antecipada do que acaba de ficar para trás".

Além do Reitor, compuseram a mesa da solenidade o Vice-Reitor, Prof. Custódio Luís Silva de Almeida; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques; o Diretor do Campus da UFC em Sobral, Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto; o Vice-Diretor, Prof. João Guilherme Nogueira Matias; e o Vice-Diretor da Faculdade de Medicina (Famed), Prof. Francisco das Chagas Medeiros.

Fonte: Aline Araújo, administradora do Curso de Medicina do Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3366 8000