Alunos de Arquitetura vencem concurso nacional com projeto sobre ponte da Barra do Ceará

Imagem: Uma equipe de alunos de Arquitetura e Urbanismo foi a vencedora do 2º Prêmio {Cura} (Imagem: Divulgação)A proposta de um novo desenho para a ponte José Martins Rodrigues, mais conhecida como ponte da Barra do Ceará, elaborada por uma equipe de alunos de Arquitetura e Urbanismo da UFC, foi a vencedora do 2º Prêmio {Cura}: Transposições. Rafaela Müller, Daniel Benevides, Edson Macedo e Amura Al Houch são autores do projeto Travessias Urbanas, que recebeu o primeiro lugar da premiação entregue pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

A partir da proposição "Como as cidades têm tratado o tema das transposições", os estudantes elaboraram um projeto que contempla uma transposição de mobilidade, com caminhos que contemplavam pedestres, ciclistas e  transportes não motorizados.

"Concebemos o projeto visando não apenas possibilitar ou potencializar a travessia de modais não motorizados, ligando o 'ponto A ao ponto B', mas dando ao percurso um caráter lúdico para valorizar as potencialidades paisagísticas locais", comenta Edson Macedo, um dos autores do projeto.

Imagem: Croqui do projeto de arquitetura para a ponte da Barra do CearáA ideia para o projeto surgiu a partir do tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Rafaela Müller, que investiga as travessias urbanas na Barra do Ceará. "Em uma das primeiras visitas que fiz ao local, vi três mulheres no acostamento, com três carrinhos de bebês, duas delas estavam na rua e uma no passeio. Então, todo dia existe essa demanda de pessoas que passam por lá e que atravessam", afirma.

Ainda segundo a estudante, a transposição de mobilidade teve como objetivo promover uma ressignificação da ponte. "Quisemos dar a ela um uso não apenas como um lugar de passagem. Uma das coisas importantes também foi trazer essa visibilidade para a Barra do Ceará, que é um local muito importante para a cidade", destaca. A premiação ocorreu no mês de abril.

Fonte: Rafaela Müller, aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC – fone: 85 3366 7495