Universitária FM mapeia música cearense contemporânea no programete Ceará Sonoro

Imagem: Entre os destaques da estreia estão o grupo Syntagma (Foto: divulgação)A produção musical cearense ganha mais um espaço de destaque na programação da Rádio Universitária FM 107,9, emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura / Universidade Federal do Ceará. Estreia, na segunda-feira (13), o programete Ceará Sonoro, que veicula trabalhos de artistas e grupos locais durante os intervalos da emissora.

O compacto apresenta os músicos através de perfis e de amostras de suas criações na atual cena musical do Ceará. A proposta é migrar e dinamizar o conteúdo da seção homônima de entrevistas temáticas com músicos cearenses do site da Universitária FM para a programação regular da rádio. Do digital ao analógico, o ouvinte percorrerá um mapa contemporâneo do que vem sendo produzido no campo da música de nosso Estado.

Na primeira temporada do Ceará Sonoro, que ocorre de junho a agosto, serão contemplados diversos segmentos musicais, desde o regional nordestino, a música popular brasileira, o jazz, o blues, o rock, até os sons eletrônicos e acústicos, a música instrumental, o rap, o canto lírico e a música de concerto. Entre os destaques da estreia, estão o Syntagma, que, em 2016, celebra 30 anos como grupo de pesquisa das músicas antiga europeia e tradicional nordestina; e o grupo de choro Murmurando, com dez anos de estrada na música instrumental, prestes a lançar o primeiro disco.

O público poderá conhecer a história e ouvir artistas experientes como a cantora e compositora Mona Gadelha, com seis discos lançados, o rapper Erivan Produtos do Morro e o grupo Fulô da Aurora. A janela da programação da Universitária FM também se abre para divulgar projetos e sons mais recentes, como as bandas Capotes Pretos na Terra Marfim, Jardim de Ferro, Confraria do Som, Por um Trio, entre outros.

O Ceará Sonoro tem produção de Marco Fukuda, apresentação de Caio Mota, e conta com a colaboração dos estagiários de Jornalismo do site da Rádio Universitária FM e dos próprios artistas e grupos participantes, que compartilham materiais informativos e a criatividade de sua música.

Fonte: Marco Fukuda, jornalista da Rádio Universitária – fone: 85 3366 7477