Três livros serão lançados nesta sexta-feira (10) na ADUFC-Sindicato

Imagem: Os livros serão distribuídos gratuitamente durante o evento de lançamento (Imagem: divulgação)Serão lançados nesta sexta-feira (10), às 19h, na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica), três livros oriundos de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará, o Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED) e a própria ADUFC-Sindicato.

O livro Levados por anjos: modos de vida, educação e sexualidades juvenis é organizado pelos professores Alexandre Martins Joca e Francisco Herbert Lima Vasconcelos.

A obra é uma imersão nos percursos e interações de jovens na cidade de Fortaleza, observando como gênero e sexualidades são acionados em suas dinâmicas de sociabilidade entre pares, em que o foco do estudo está na compreensão sobre a formação sexual da juventude pela ótica dos próprios jovens.

A cidade em disputa: a trajetória de um movimento social, outro dos livros a serem lançados, resulta de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC, finalizado em 2013 sob a orientação da Profª Linda Gondim. O ponto de partida é a mobilização dos moradores de uma comunidade de baixa renda, o Lagamar, pela efetivação de um instrumento urbanístico previsto no Plano Diretor Participativo de Fortaleza. O livro é organizado pela autora, Marília Passos Apoliano Gomes, e pelo Prof. Herbert Lima.

O terceiro livro é Educação em direitos humanos, gênero e diversidade sexual: reflexões, projetos e experiências, organizado pelos professores Alexandre Joca, Herbert Lima e Marcelo Natividade. A obra é composta por artigos de pesquisadores de diversas áreas, como Educação, Pedagogia, Relações Internacionais, Direito, Ciências Sociais, entre outras, vinculados a diferentes universidades brasileiras, como UFC, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade de São Paulo (USP).

Os livros serão distribuídos gratuitamente durante o evento de lançamento. A realização é do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFC (Comfor) e do Instituto UFC Virtual, em parceria com o CED e a ADUFC-Sindicato. Mais informações pelos telefones 85 3366 9024 e 3366 9031.

Fonte: Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFC – fones: 85 3366 9024 e 3366 9031