XXIV Jornada Anual de Cirurgia tem início com homenagens a professores

Imagem: Da esquerda para a direita, os professores Luzmar Veras Rodrigues, Valéria Góes, Henry Campos (Reitor), Denise Correa e Glauco Lobo (Foto: Viktor Braga/UFC)Em sessão solene realizada no auditório da Reitoria, na noite dessa quarta-feira (8), foi aberta a XXIV Jornada Anual de Cirurgia, realizada pelo Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (Famed) da UFC. Na ocasião, o Reitor Henry de Holanda Campos destacou o privilégio dos que ali estavam de "ser médico e professor, que pratica um dos momentos mais bonitos da Medicina, que é passar conhecimento".

O coordenador da Jornada, Prof. José Glauco Lobo Filho, assegura que o evento tem como objetivo mostrar aos estudantes de Medicina uma ampla compreensão do que seja a especialidade. Informou, satisfeito, que a Jornada foi incluída no calendário didático da Famed, o que proporcionou mais adesão à atividade, que em anos anteriores recebia uma média de 50 inscrições e, neste ano, tem 220 participantes inscritos. Mais de 40 trabalhos serão apresentados.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: Durante o evento, foram feitas homenagens a professores do Departamento de Cirurgia (Foto: Viktor Braga)Admitindo estar emocionado na presença de tantos colegas, o Prof. Glauco Lobo fez uma observação: da turma que concluiu em 1975, cinco são professores do Departamento de Cirurgia (inclusive ele) e mais dois estavam lá como gestores, o Prof. Henry Campos, Reitor, e a Profª Valéria Goes, a Diretora da Faculdade de Medicina. Agradeceu a presença de todos e à Comissão Científica da Jornada, também coordenada pelo Prof. Luzmar Veras Rodrigues.

Até sábado (11), a Jornada será realizada no Auditório Antônio Jucá, no 1º andar do bloco didático da Famed (Rua Prof. Costa Mendes, 1608, Rodolfo Teófilo). A programação se desenvolve das 8h às 18h (quinta e sexta-feira) e até as 12h no sábado (11), quando acontece o curso de Radiologia Abdominal.

Imagem: O Prof. Ricardo Monteiro de Sá Barreto foi um dos homenageados (Foto: Viktor Braga/UFC)HOMENAGENS – Durante o ato de instalação da Jornad,a foram homenageados professores recém-aposentados do Departamento de Cirurgia. Receberam a comenda Distinção no Ensino Médico docentes do mesmo Departamento e um do Departamento de Medicina Clínica.

Foram eles: Francisco Sérgio Pinheiro Regadas, Lúcio Flávio Gonzaga e Manuel Bonfim Braga (aposentados); e Viviane Carvalho, Ricardo Monteiro de Sá Barreto e José Milton de Castro Lima – este último do Departamento de Medicina Clínica.

Compareceram ao ato de instalação da XXIV Jornada o Vice-Presidente do Sindicato dos Médicos e membro do Conselho Brasileiro de Cirurgia, Fernando Melo, e Walter Miranda, da Associação Cearense de Médicos Escritores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7936 / 3366 7938