Livro com etnografia de espetáculo do Coral da UFC será lançado nesta terça-feira (14)

Imagem: Capa do livro "A música do coro/corpo brasileiro: uma etnografia do espetáculo Abraços" (Imagem: Divulgação)Como se dão os corpos em um coro, em cena, em um espetáculo cênico-musical? Essa pergunta é respondida no livro A música do coro/corpo brasileiro: uma etnografia do espetáculo Abraços, que terá lançamento nesta terça-feira (14), a partir das 18h30min, no Salão Nobre da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

De autoria da antropóloga e musicista Anna Henrike Eymess, a publicação apresenta um olhar etnográfico do espetáculo Abraços, produzido e apresentado pelo Coral da UFC entre novembro de 2009 e março de 2010. O grupo fará uma pequena apresentação no evento.

Anna Henrike Eymess mostra o trabalho do Coral da UFC em um de seus aspectos mais específicos: a construção de seus espetáculos cênico-musicais. A partir de Abraços, a autora apresenta o fazer artístico e musical do coral, que produz espetáculos cênicos à medida que promove e pesquisa o canto coral em cena, guiado pela convicção de que a música brasileira é uma "música do corpo" – que no livro é apresentada como uma "música do coro/corpo brasileiro".

A obra traz, ainda, uma breve história do Coral da UFC e relatos de bastidores do cotidiano de ensaios do grupo, explicando, passo a passo, como é construído um espetáculo de canto coral: da concepção temática, musical e cênica até chegar à produção e apresentação do espetáculo no palco. É como participante do processo criativo que a coralista Anna Henrike Eymess reconstrói para o leitor esse lugar singular de produção musical, cênica e corpórea do coro brasileiro.

O lançamento do livro, que sai em edição bilíngue (português-alemão), é uma realização da Associação de Amigos do Coral da UFC, com apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) e da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC.

A AUTORA – A alemã Anna Henrike Eymess é graduada em Antropologia Cultural pela Universidade Livre de Berlim (2011) e técnica em Instrumento Musical – Violão pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, 2014). Foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em programas de pesquisa (2010) e pós-graduação (2012 a 2014). Reside no Ceará desde 2012, onde atua como musicista e professora de música e língua alemãs.

Fonte: Anna Henrike Eymess, autora do livro – fones: 85 98781 4579 / 99939 8995