Constitucionalista e juiz da Suprema Corte espanhola é Doutor Honoris Causa da UFC

Prof. Pablo Lucas e reitor Henry Campos usando vestes talares"Esta é uma ocasião solene e muito especial na vida de nossa Instituição, mas também um momento festivo e profundamente gratificante para todos os que fazem a Universidade Federal do Ceará. Estamos recebendo em nossos quadros, na qualidade de Doutor Honoris Causa, o Professor Pablo Lucas Murillo de la Cueva, catedrático de Direito Constitucional da Universidade de Córdoba e magistrado da Suprema Corte da Espanha", afirmou o Reitor Henry de Holanda Campos, na solenidade que outorgou o título ao constitucionalista espanhol. O ato de entrega da distinção foi realizado no auditório da Faculdade de Direito, na noite da última sexta-feira (10).

A concessão da honraria havia sido aprovada em reunião do Conselho Universitário no dia 4 de setembro de 2014, tendo como relator o Prof. Cândido Albuquerque, Diretor da Faculdade de Direito. A saudação ao novo Doutor Honoris Causa ficou a cargo do constitucionalista Paulo Bonavides, Professor Emérito da UFC, que destacou "a copiosa produção de estudos da lavra de Pablo Lucas, acerca de temas variados e fundamentais de Ciência Política e de Direito Constitucional, que enriquece as páginas das revistas jurídicas mais conceituadas de sua pátria".

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Cueva dá continuidade ao contributo de seu pai, Pablo Lucas Verdú, "sumo constitucionalista da Espanha no século XX", autor, juntamente com o filho, do primeiro tomo do livro clássico Teoria Política. E complementou: "Pablo Lucas de la Cueva veste a toga de juiz da suprema Corte da Espanha e traz no sangue, na alma e no coração a herança e a memória de Pablo Lucas Verdu, querido e saudoso amigo, que a meu ver é a figura mais conspícua do constitucionalismo espanhol em todas as épocas".

O Prof. Paulo Bonavides disse estar feliz por poder saudar Pablo Lucas de la Cueva pela unidade de pensamento que o prende, em temas constitucionais, "aos dois abalizados mestres do Direito e da Teoria Geral do Estado".

Reitor Henry Campos realiza discurso durante cerimônia, com participantes da mesa de péDEMOCRACIA – Para o Reitor Henry Campos, a trajetória profissional, a vida acadêmica brilhante, a sólida formação jurídica e a defesa peremptória que faz da democracia e do Estado social de direito tornam o Prof. Pablo Lucas Murillo de la Cueva digno de reconhecimento. "Em nosso País, o tema da defesa da democracia ganha, neste momento, especial relevo", enfatizou o Prof. Henry Campos, argumentando que "o Estado democrático de direito, que conquistamos a duras penas, não pode ficar à mercê de interesses político-partidários, hoje engalfinhados em uma inominável luta pelo poder, que tem como principais armas a intriga, a delação, o golpe".

Acrescentou o fato de que o homenageado "tem sido um importante interlocutor e assíduo colaborador do Curso de Direito da UFC, que, através dele, ampliou as possibilidades de estabelecer novos vínculos internacionais".

EXPERIÊNCIA – Pedindo licença para agradecer em castelhano por não saber falar português, o Prof. Pablo Lucas Murillo de La Cueva expressou profunda gratidão pela concessão do importante reconhecimento. Disse acreditar ter sido fundamental para a outorga do titulo o apreço que o Prof. Bonavides e muitos outros universitários brasileiros e latino-americanos têm pela obra de seu pai, Pablo Lucas Verdú.

Por fim, agradeceu a homenagem afirmando: "ser recebido no quadro dos Doutores Honoris Causa desta Universidade, cuja Faculdade de Direito tomam parte acadêmicos tão ilustres como o professor Paulo Bonavides e seus discípulos, é um sinal de honra que levarei com orgulho por toda minha vida".

QUEM É – O Prof. Pablo Maria Lucas Murillo de la Cueva nasceu em 1954, em Córdoba, Espanha. Licenciou-se em Direito, em 1976, pela Universidade de Deusto e, em 1978, obteve o doutorado, pela Universidade de Bolonha, Itália. Em 1983, conquistou o primeiro lugar em concurso público realizado, pelo Ministério de Educação e Ciência da Espanha, para o cargo de professor adjunto de Direito Político. Atuou como professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) e da Universidade Complutense, professor visitante de Direito Constitucional da Universidade de Bolonha, professor da Universidade Europeia de Madri e professor do Projeto de Formação e Capacitação do Poder Judicial, na Academia da Magistratura do Peru. Em 1989, passou a ocupar a função de catedrático de Direito Constitucional da Universidade de Córdoba, aí permanecendo até 2002, quando foi nomeado para o cargo de Magistrado do Supremo Tribunal espanhol.

É autor de várias obras consagradas na área do Direito Constitucional e do Direito à Autodeterminação Informativa. Colaborou em 85 obras coletivas e é autor de 57 artigos publicados em revistas especializadas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7936 / 3366 7938