Aprovadas homenagens aos professores Erivan Melo, Haroldo Ponte e Jacques Gelas

Imagem: O Prof. Haroldo Ponte será um dos homenageados (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Conselho Universitário (Consuni) da UFC aprovou, no último dia 10, a concessão do título de Professor Emérito ao Prof. Francisco Erivan de Abreu Melo; da Medalha do Mérito Administrativo ao Prof. Joaquim Haroldo Ponte (ambos aposentados do Departamento de Física); e do título de Professor Honoris Causa ao acadêmico francês Jacques Gelas. As duas primeiras homenagens foram propostas pelo Centro de Ciências, e a terceira, pelo Centro de Tecnologia.

O título de Professor Emérito é concedido ao docente aposentado que tenha se destacado por ações relevantes e dedicação integral ao ensino, pesquisa ou extensão ao longo da carreira. O Prof. Erivan Melo ingressou na UFC em 1973, como professor auxiliar, tendo sido o primeiro mestre formado pelo Programa de Pós-Graduação em Física da UFC. Adquiriu o título de doutor em 1983 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Como professor da UFC, Erivan Melo ministrou diversas disciplinas na graduação em Física, Medicina, Farmácia e engenharias, além do próprio Programa de Pós-Graduação em Física, a maioria relacionada a seu tema de estudo: matéria condensada. Como pesquisador, publicou cerca de 140 trabalhos em revistas nacionais e internacionais indexadas.

Deu forte impulso ao desenvolvimento tecnológico, mesmo quando o tema não era tão difundido. Foi responsável pelo desenvolvimento de 15 produtos e por dois processos ou técnicas com cinco depósitos de patentes. Em 2000, foi um dos vencedores do primeiro Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, Região Nordeste.

No campo administrativo, o Prof. Melo foi diretor pro-tempore do Centro de Ciências e diretor científico da então Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa, atualmente Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Imagem: Prof. Erivan MeloMÉRITO ADMINISTRATIVO – A outra homenagem aprovada será prestada ao também professor aposentado do Departamento de Física Joaquim Haroldo Ponte. A Medalha do Mérito Administrativo é concedida como reconhecimento ao trabalho em prol do desenvolvimento da Instituição. O Prof. Haroldo ingressou na UFC em 1960, como membro da antiga Escola de Engenharias, passando a integrar o Instituto de Física em 1965.

Tornou-se o primeiro diretor do Centro de Ciências, em 1974, tendo ainda ocupado a chefia do Departamento de Física por três mandatos consecutivos, entre 1977 e 1983. Neste ano, voltou a atuar por um breve período como diretor de Centro.

A partir daí, teve forte participação na Reitoria da UFC. Foi assessor especial e, em 1985, chefe de gabinete do Reitor José Anchieta Esmeraldo Barreto. Em seguida, assumiu diversas vezes como Pró-Reitor de Administração, voltando a ocupar a Chefia de Gabinete em 1990, já na gestão do Prof. Hélio Leite.

HONORIS CAUSA – A terceira homenagem aprovada é para o professor francês Jacques Gelas, que receberá o título de Professor Honoris Causa pelo trabalho de estímulo e desenvolvimento de programas de intercâmbio acadêmico.

No final dos anos de 1990, o Prof. Gelas foi um dos organizadores do programa Duplo Diploma em Cursos de Graduação em Engenharia, que aproximou as universidades brasileiras, em especial a UFC, das instituições francesas. O programa foi considerado um caso de sucesso, tendo sido a UFC pioneira no estabelecimento desse tipo de acordo na América Latina.

A partir daí, Gelas formatou e criou, na Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa Brafitec (Brésil-France Ingénieur Technologie), que já existe há 12 anos e contabiliza a participação de mais de 150 alunos e a dupla-diplomação de mais de 50 estudantes da UFC.

HOMENAGEM A PROFESSOR – O Consuni também aprovou a proposta do Centro de Tecnologia de denominar o bloco 725 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra de Prof. Alexandre Moreira de Moraes, em homenagem ao professor falecido precocemente há dois anos. O Prof. Alexandre tinha 45 anos e foi coordenador do Curso de Teleinformática noturno desde sua fundação.

Fontes: Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, diretor do Centro de Ciências – fone: 85 3366 9147 / Prof. Carlos Almir, diretor do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9600