Edição bilíngue de livro que apresenta outro lado do Coral da UFC é lançada

Imagem: A autora Anna Eymess e o Prof. José Maria de Andrade Sales (Foto: Viktor Braga/UFC)"O momento é de alegria porque estamos comemorando mais uma colheita artística do Coral da UFC", afirmou o Prof. Elvis Matos, titular da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da Universidade Federal do Ceará, na solenidade de lançamento do livro A música do coro/corpo brasileiro: uma etnografia do espetáculo Abraços, da antropóloga e musicista Anna Henrike Eymess. O livro, editado em português e alemão (língua nativa da autora), é uma realização da Associação de Amigos do Coral da UFC, com apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato) e da Secult-Arte.

O Prof. José Maria de Andrade Sales, Chefe de Gabinete da Reitoria, falando em nome do Reitor Henry de Holanda Campos, assegurou que a UFC se sentia feliz por aquela realização por entender que está cumprindo um de seus papéis, difundindo cultura. E complementou: "essa é a Universidade que queremos". Parabenizando a autora, fez votos de que ela continue nessa trajetória e produza novos livros.

"Compartilhando com vocês, a alegria é multiplicada", declarou Anne Eymess a todos que colaboraram de alguma forma com a realização do livro.  Admitiu ficar emocionada ao constatar o grande número de pessoas que se dedicaram ao projeto, destacando ainda o fato de ter sido tão bem acolhida no Brasil e a solidariedade do povo com quem convive.

Veja outras imagens do lançamento no Flickr da UFC

A professora e regente Izaíra Silvino disse que a ocasião era de "graça e de glória" e que todos estavam de parabéns. Referindo-se ao Coral da UFC, afirmou que o grupo tem uma identidade "que é muito nossa".

Imagem: Coral da UFC interpretando a peça "Não posso ver", regida por Erwin Schrader (Foto: Viktor Braga/UFC)Sobre a excursão à Alemanha, onde o Coral apresentará o espetáculo Gula, o Prof. Elvis Matos disse estar convicto de que será uma experiência de enriquecimento e lembrou a importância do livro a ser mostrado aos alemães, que, assim, compreenderão a essência do trabalho.

A festa de lançamento foi encerrada com o Coral da UFC interpretando três peças: "Não posso ver", regida por Erwin Schrader; "Alguém cantando", sob a regência de Elvis Matos, e "Lua, lua, lua", que teve como regente Izaíra Silvino.

O LIVRO – Anna Henrike Eymess mostra o trabalho do Coral da UFC em um de seus aspectos mais específicos: a construção de seus espetáculos cênico-musicais. A partir de Abraços, a autora apresenta o fazer artístico e musical do coral, que produz espetáculos cênicos à medida que promove e pesquisa o canto coral em cena, guiado pela convicção de que a música brasileira é uma "música do corpo" – que no livro é apresentada como uma "música do coro/corpo brasileiro". A obra traz, também, uma breve história do Coral da UFC e relatos de bastidores do cotidiano de ensaios do grupo, explicando, passo a passo, como é construído um espetáculo de canto coral: da concepção temática, musical e cênica até chegar à produção e apresentação do espetáculo no palco.

A AUTORA – A alemã Anna Henrike Eymess é graduada em Antropologia Cultural pela Universidade Livre de Berlim (2011) e técnica em Instrumento Musical – Violão pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, 2014). Foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em programas de pesquisa (2010) e pós-graduação (2012 a 2014). Reside no Ceará desde 2012, onde atua como musicista e professora de música e língua alemãs.

Fonte: Anna Henrike Eymess, autora do livro – fones: 85 98781 4579 / 99939 8995