Conselho aprova adesão da UFC ao Mestrado Profissional em Filosofia em rede

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou a adesão da Universidade Federal do Ceará ao Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo). O curso será ofertado em rede nacional, coordenada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e terá a UFC como um de seus polos. Ele será o 122º curso ofertado pela Universidade.

O mestrado já conta com a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) e tem duas linhas de pesquisa: "Filosofia e ensino" e "Prática de ensino em Filosofia".

A expectativa é que o primeiro edital de seleção do mestrado seja lançado entre julho e agosto, com provas previstas para outubro ou novembro e início das aulas em 2017.1. O calendário previsto depende ainda do processo de adesão de outras 16 universidades que se candidataram a atuar como polo do programa.

A seleção nacional contará com 200 vagas, 18 delas destinadas à UFC. A coordenação ficará com o Prof. José Carlos Silva de Almeida, do Instituto de Cultura e Arte (ICA). Durante a discussão de adesão ao projeto, o ICA assumiu como contrapartida a garantia de infraestrutura física e de pessoal, não sendo necessária a contratação de equipe docente ou de técnico.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES – O Prof-Filo integra as políticas de formação de professores da educação básica desenvolvidos pela própria Capes, voltadas especialmente para a rede pública de ensino. A UFC já sedia cinco programas nessa linha: o Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes); em Ensino de Ciências e Matemática (Encima); em Ensino de Física (ProFis); em Letras (ProfLetras) e em Matemática (ProfMat).

Durante a reunião do Consuni, o diretor do Instituto de Cultura e Artes (ICA), Prof. Sandro Gouveia, disse que a ideia é que o Prof-Filo trabalhe no mesmo espaço físico do ProfArtes e que, inclusive, sejam desenvolvidas ações para integrar os estudantes desses dois cursos com os alunos da graduação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331