Cine Ceará presta homenagem ao cinema mexicano na abertura do evento

Imagem: Reitor entrega troféu à Embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes (Foto: Arlindo Barreto)A abertura do 26º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema ocorreu na noite da última quinta-feira (16), no Cineteatro São Luiz, no Centro de Fortaleza. Durante a solenidade, o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, aproveitou o momento para destacar a evolução do Festival, que abriu portas para produções locais, realizando descobertas e promoções de novos talentos, e alcançou abrangência internacional.

"A UFC se orgulha em ser o berço desta grande festa", disse. "Nossa Universidade criou uma tradição no mundo do cinema, na forma de um festival riquíssimo em conteúdo, com uma temática sempre original, e que insiste em lembrar nossa latinidade", completou o Reitor.

A cinematografia do México, país homenageado nesta edição com uma mostra especial, foi agraciada com o Troféu Eusélio Oliveira, entregue pelo Reitor à Embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes. Quem também recebeu o prêmio foi o ator Chico Diaz, que recebeu a homenagem da mão do cineasta cearense Halder Gomes.

A programação do festival segue até o dia 22 com exibições no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco. A Mostra de Cinema Mexicano acontece até o dia 19 na Caixa Cultural Fortaleza. No Hotel Mareiro, ocorrem os debates com os cineastas e realizadores. Confira programação completa no site do evento.

O 26° Cine Ceará é uma promoção da UFC, por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, pela Secretaria da Cultura; Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Com informações da Assessoria de Imprensa do Cine Ceará.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331