Doutora em teatro Daiane Dordete realiza quarta-feira (6) performance no Teatro Universitário

Imagem: Performance "Pequeno manual de inapropriações", por Daiane Dordete (Foto: Cristiano Prim)O Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA), do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, e a Vila das Artes, por meio da sua Escola Pública de Teatro, realizaram nessa terça-feira (5) a palestra "Possível cartografia para um corpo vocal queer em performance", ministrada pela doutora em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Daiane Dordete.

Patrocinada pela Petrobras, a palestra foi aberta ao público e realizada das 14h30min às 16h30min, no Teatro Universitário (Av. da Universidade, 2210 – Benfica).

Daiane Dordete falou a partir de considerações sobre os engendramentos do corpo vocal em cena, em relações estabelecidas historicamente entre treinamento, estética, linguagem e gênero. Ela analisou a performance art e o teatro performativo como territórios propícios aos corpos vocais queer, que desestabilizam padrões hegemônicos de vocalidade e representação de gênero em cena.

OFICINA E PERFORMANCE – Além da palestra, Daiane Dordete também realiza a oficina "Processos criativos para a voz em performance", de 4 a 6 de julho, na Vila das Artes, e a performance "Pequeno manual de inapropriações", na quarta-feira (6), às 16h, no Teatro Universitário.

Daiane é professora adjunta do Departamento de Artes Cênicas da Udesc, na área de voz/interpretação. É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta, além de pesquisadora das áreas de voz, atuação, performance e teatro performativo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Vila das Artes – fone: 85 3252 1444