Laboratório de Estudos em Psicoterapia exibe filmes e oferta palestras gratuitamente

Imagem: Cena do filme "Maus Hábitos", de Pedro AlmodóvarO Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (Lapfes), vinculado ao Departamento de Psicologia da UFC, exibe quinta-feira (7), a partir das 14h, no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2762, Benfica), o filme Maus hábitos (Espanha, 1983 – Direção: Pedro Almodóvar), seguido de debate, até as 17h. A exibição está na programação do projeto Cine Fenomenologia e Sociedade, com edições mensais.

O Lapfes também oferta palestras mensais que integram o programa Diálogos em Psicologia, discutindo temáticas relacionadas ao corpo, dentre as quais consumo, idealização, gênero, felicidade e sofrimento. A próxima palestra, com tema "Corpo e relações interpessoais: contribuições do psicodrama", será no dia 13 de julho, às 14h, no Auditório Rachel de Queiroz, ministrada pelas professoras Suzana Kramer e Cinthia Mendonça. Os dois eventos são abertos ao público.

Da lista de filmes a serem exibidos nos próximos meses, constam: Terapia de risco, 4 de agosto; Uma lição de amor, 1º de setembro; Cisne negro, 6 de outubro; Questão de tempo, 3 de novembro; e A teoria de tudo, 1º de dezembro.

Já o programa Diálogos em Psicologia inclui as palestras "Construção da Autoimagem: ontem, hoje e amanhã", em 10 de agosto; "O comportamento alimentar em debate", no dia 14 de setembro; "Corpo e gênero: discurso, práticas e saberes", em 5 de outubro; e "Transtornos alimentares – repensando as práticas em saúde", em 9 de novembro.

Outras informações sobre os projetos podem ser obtidas na página do Lapfes no Facebook.

Fonte: Profª Jurema Dantas, coordenadora do Lapfes – fone: 85 99703 7848