Curso em Métodos da Cristalografia Estrutural recebe inscrições até sexta-feira (8)

Imagem: Padrão de difração de um cristal de berilo (Imagem: Divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Física da UFC recebe inscrições, até sexta-feira (8), via formulário eletrônico, para curso sobre Métodos da Cristalografia Estrutural. A iniciativa será realizada de 11 a 15 de julho, de 9h às 12h30min e de 13h30min às 17h, no auditório do Departamento de Física (bloco 926, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

A formação oferta 90 vagas e é aberta à comunidade em geral, mas espera-se dos participantes conhecimentos básicos sobre estruturas cristalinas e difração de raios-X. Os professores Alejandro Pedro Ayala, do Departamento de Física da UFC, e Javier Ellena, do Instituto de Física de São Carlos, ligado à Universidade de São Paulo (USP), serão os ministrantes.

CONTEÚDO – Integram o conteúdo do curso os seguintes tópicos: simetria e grupos espaciais; teoria da difração de raios-X; distribuição da densidade de carga eletrônica e estrutura cristalina; coleta e redução de dados; determinação de grupo espacial e resolução estrutural; refinamento de estruturas; e validação e análise de dados. A formação também contará com aulas práticas de processamento de dados para as quais se recomenda aos participantes o uso de seus próprios computadores. Os programas necessários para realizar as aulas práticas serão informados aos inscritos.

Fonte: Prof. Alejandro Pedro Ayala, do Departamento de Física – fone: 85 3366 9910 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.