Trabalho de ex-alunos de Quixadá sobre realidade virtual e aumentada é premiado

Imagem: Ítalo Pessoa e Pedro Henrique Queiroz são egressos do Curso de Sistemas de Informação do Campus da UFC em QuixadáGraduados em 2015 no Curso de Sistemas de Informação do Campus da UFC em Quixadá, Ítalo Pessoa e Pedro Henrique Queiroz foram premiados, no fim de junho último, no 18th Symposium on Virtual and Augmented Reality (Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada), em Gramado (RS), com o melhor pôster apresentado no evento. Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o simpósio é uma das mais importantes conferências em realidade virtual e aumentada no Brasil.

Orientados pelo Prof. Rubens Nunes, os egressos – Ítalo graduou-se em fevereiro deste ano; Pedro Henrique, em junho de 2015 – apresentaram artigos desenvolvidos a partir de seus trabalhos de conclusão de curso, tendo sido premiados com o de título "Interação com um personagem fisicamente simulado utilizando visão computacional e realidade aumentada".

"Os trabalhos consistem em investigar qual a influência, em relação à sensação de imersão dos usuários, de se usar personagens fisicamente simulados em ambientes virtuais", explica o Prof. Rubens Nunes. Sobre a execução do trabalho, o docente acrescenta: "Para simular a reação de um personagem ao ser 'tocado' pelo usuário, em vez de selecionar uma animação específica de reação, dentro de um conjunto de animações fixas previamente armazenadas, uma simulação física é usada para gerar automaticamente reações mais naturais e contínuas. Ou seja, cada interação diferente implica uma nova reação, gerada em tempo real pela simulação física".

Fonte: Prof. Rubens Nunes, do Campus da UFC em Quixadá – fone: 88 3412 0919