Procurar no portal

Suposta adesão do filósofo Heidegger ao nazismo rende julgamento simulado no Curso de Direito

Imagem: Foto do filósofo alemão Martin HeideggerEstudantes da disciplina Filosofia Geral e Epistemologia Jurídica, do Curso de Direito da UFC, realizarão, nesta segunda-feira (11), das 7h às 9h30min, o Julgamento Simulado de Heidegger. Será no anfiteatro da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro), com programação aberta ao público.

Para a atividade, foram formadas duas equipes no início do semestre letivo, uma de acusação e outra de defesa. Antes do julgamento, foram estabelecidos os prazos para apresentação de argumentação escrita, indicada bibliografia contrária e favorável ao filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) e às suas ideias, montando-se os autos simulados. A disciplina é ministrada pelo Prof. Flávio José Moreira Gonçalves.

A iniciativa é aberta a pessoas interessadas em compreender as ideias de Heidegger, o contexto alemão e até que ponto houve da parte do filósofo uma adesão ou não ao regime nacional-socialista. O grau de colaboração ou adesão de Heidegger ao nazismo ainda é envolta em muita polêmica.

Para os seus críticos, como Emmanuel Faye, da Université de Rouen, "Heidegger se dedicou a introduzir os fundamentos do nazismo na filosofia visando à perenidade do nacional-socialismo", enquanto seus defensores, como Giacoia Júnior, procuram demonstrar que a adesão momentânea a uma concepção não contaminaria sua obra filosófica com o estigma daquele regime, já que as circunstâncias adversas foram objeto de explicação e retratação posterior em entrevista na revista alemã Der Spiegel.

Fonte: Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito – fone: 85 3366 7843

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300