Ministros do TCU elogiam sistema de governança e controle interno da UFC

Imagem: Da esquera para a direita: Cláudio Marques (Pró-Reitor de Graduação), Rodrigo Santos (auditor-adjunto da UFC), Ministro Augusto Nardes, Reitor Henry Campos, Ministro substituto Marcos Bemquerer, Davi Barreto (auditor federal do TCU), Glícia Santiago (Auditora da UFC), Tatieures Gomes Pires (Foto: Viktor Braga/UFC)O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes e o ministro substituto do órgão Marcos Bemquerer visitaram a Reitoria da UFC na tarde de quinta-feira (7). Eles foram recepcionados pelo Reitor Henry Campos e pela equipe da Auditoria Geral da Universidade. Os ministros elogiaram o sistema de governança e controle interno desenvolvido pela Universidade.

Veja outras imagens da visita no Flickr da UFC

"Lançamos a ideia, há três anos, da governança como um desafio para o Brasil. Vejo que a Universidade Federal do Ceará já implantou isso com muita competência e capacidade. Fico feliz porque, lá atrás, entendemos que o Brasil não tinha uma boa governança, e as universidades são a base para transformar isso", disse o ministro Augusto Nardes.

Ele acrescentou que, em sua avaliação, o modelo adotado pela UFC deveria ser "replicado e apresentado em todo o Brasil", não apenas nas universidades, mas também em ministérios e nos governos estaduais e municipais.

Imagem: Na avaliação dos ministros, o modelo adotado pela UFC deveria ser “replicado e apresentado em todo o Brasil” (Foto: Viktor Braga/UFC)O ministro substituto Marcos Bemquerer destacou a eficiência do Sistema de Auditoria Interna (Sadin) – ferramenta de tecnologia da informação da UFC, fundamental nos processos de auditoria e controle interno.

"É um sistema muito completo, que monitora a questão da governança na Universidade. Fiquei muito bem impressionado com a qualidade e a profundidade das informações que contém esse sistema", pontuou.

Para o Reitor Henry Campos, trata-se de um reconhecimento aos avanços empreendidos na construção do processo de governança e redução de risco. "Isso ressalta a importância do trabalho desenvolvido pela auditoria e o amadurecimento institucional da Universidade, de seus processos de trabalho. E é muito bom quando isso é avaliado positivamente pelos órgãos externos", disse o Reitor.

O Sadin, como explica a auditora da UFC, Glícia Santiago, é um sistema de auditoria geral da Universidade, desenvolvido em parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede). A ferramenta contém todos os elementos necessários ao acompanhamento e à otimização da governança pública.

Imagem: O Sadin é uma ferramenta que contém todos os elementos necessários ao acompanhamento e à otimização da governança pública (Foto: Viktor Braga/UFC)"Esse sistema traz indicadores e avaliações de como estão as demandas operacionais e de controle interno de toda a Universidade. E traz ao gestor informações tempestivas, confiáveis e organizadas, traduzindo para ele como estão os controles internos setoriais espalhados pela Instituição", diz a auditora.

Também presente à reunião, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques, frisa que o mais importante é a mudança cultural de gestão, assimilada pela UFC e sua comunidade universitária. "É necessário que cada um de nossos gestores tenha consciência de que precisa prestar um bom serviço para a sociedade e ter um correto acompanhamento das ações", resume.

Participaram ainda do encontro o auditor federal de controle externo do TCU, Davi Barreto, o chefe do Gabinete do Reitor, Prof. José Maria Andrade Neto, o assessor especial da Reitoria, Carlos Marques, e os também integrantes da equipe de Auditoria da UFC Tatieures Gomes Pires e Rodrigo do Nascimento Santos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938