Artes no Nordeste e música cearense são tema da 1° Semana ProfArtes

Imagem: O evento será realizado de 13 a 15 deste mês (Imagem: divulgação)Estão abertas as inscrições para a 1ª Semana ProfArtes: as Artes no Nordeste e a Música Cearense. O evento será realizado de 13 a 15 deste mês, das 8h às 17h, no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação (Rua Waldery Uchoa, 1 – Benfica), e contará com as defesas de dissertação da primeira turma do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) da UFC. Na abertura, haverá ainda a apresentação da Orquestra Escola do Ceará.

Serão 10 dissertações defendidas em três dias de atividades. No dia 13 serão apresentados os trabalhos: O improviso cênico musical na qualidade de experiência artística na escola, de Pedro Araújo; O lugar da música na escola: diálogos entre o espaço escolar e o ensino de música, de Cláudio Fernandes; O ensino de música no município de Sobral: levantamento sobre a implementação da música na disciplina de artes dentro do currículo escolar, de Miqueias Ferreira; e A cadência das fanfarras: uma história de vida em formação e a fanfarra Moreira de Sousa, de Alexandre Santos.

No dia 14 serão defendidos os trabalhos: Música cearense na escola através do canto coral: estudo de caso com o grupo Phylos, de Marcos Nunes; Cena em vestígios: rastros de memórias do teatro na escola, de Gilvanberto Freitas; e O soar dos tambores na escola: a música na valorização da cultura afro, de Paulo Sérgio.

No último dia do evento (15) serão apresentadas as dissertações: Habitus docente no ensino de música, de Jassira Braz; Poluição sonora na escola: apreciar, conscientizar, despoluir e reciclar sons para musicalizar, de Deise da Costa; e Educação musical e estímulo pessoal à autoeficácia: um estudo com a banda do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, de Maria Lucineide Freire.

Interessados podem inscrever-se por meio de formulário on-line. Será emitido certificado de participação.

PROFARTES – O Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) é um programa de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, para professores de artes que atuam na educação básica da rede pública.

Na modalidade semipresencial, é oferecido conjuntamente com 11 universidades do País, entre elas a Universidade Federal do Ceará. Na UFC, ele integra o Programa de Pós-Graduação em Educação – linha de pesquisa "Educação, Currículo e Ensino / Ensino de Música".

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC – fone: 85 3666 7680