Pós-Graduação em Ciências Médicas realiza simpósio sobre intoxicação mercurial e obesidade
- Terça, 26 Julho 2016 08:58
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Ceará promove, nas próximas quinta e sexta-feira (28 e 29), o simpósio Projeto Procad: Intoxicação Mercurial, Obesidade e Aterosclerose: Perspectivas e Desafios. O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado no Auditório Paulo Marcelo, da Faculdade de Medicina da UFC.
O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem por objetivo fortalecer a mobilidade acadêmica, estimulando a realização de pesquisas colaborativas e a interação de pesquisadores e alunos de diversos centros.
O projeto atual, coordenado pelo Prof. Reinaldo Oriá, da UFC, tem prazo de cinco anos e se destina especificamente a integrar pesquisas em neurociências e bioquímica para reduzir o impacto da hiperlipidemia (excesso de gordura) e intoxicação mercurial no desenvolvimento infantil. Isso porque, explica o Prof. Oriá, os pesquisadores identificaram um crescimento da exposição crônica das comunidades ribeirinhas da região Norte ao mercúrio, metal pesado e agente neurotóxico.
O projeto envolve os programas de Ciências Médicas da UFC, de Imunologia e Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e de Neurociências e Biologia Celular da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Simpósio faz parte das atividades do projeto, como forma de promover a interação entre os pesquisadores das três universidades.
A cerimônia de abertura será realizada às 8h30min de quinta-feira (28). Ela é seguida do primeiro módulo, que tem como tema obesidade e aterosclerose. À tarde, haverá apresentação do projeto Procad e do biotério do Núcleo de Biologia Experimental da Universidade de Fortaleza (Unifor), seguida de reunião técnica fechada do grupo Procad. Na sexta-feira (29), serão ministradas palestras de mais dois módulos: um sobre neurociência e outro sobre intoxicação mercurial e obesidade na região Norte. À tarde, haverá nova reunião técnica, fechada, do programa.
Fonte: Prof. Reinaldo Oriá, da coordenação do projeto – fone: 85 3366 8239