Projeto da Casa de José de Alencar apresenta cultura afro-brasileira a crianças
- Segunda, 01 Agosto 2016 09:15
- Última Atualização: Sexta, 05 Agosto 2016 14:39
A partir deste mês de agosto, escolas de todo o Ceará podem agendar visitas de seus alunos ao espaço onde está sediada a Coleção Arthur Ramos, na Casa de José de Alencar, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará.
É o projeto Contação de Histórias da Vó Maria Conga, onde, por meio de elementos lúdicos, como fantoches e música, se desenvolve como uma ação educativa patrimonial, já que a Coleção Arthur Ramos é um dos principais acervos museológicos da cultura afro-brasileira no País.
A coleção de artefatos utilizados em rituais das religiões afro-brasileiras, por exemplo, é rica comprovação de uma cultura que foi, ao longo da história, censurada e reprimida. "Compreendemos que, nesta fase, as crianças já têm condições de absorver informações mais detalhadas sobre aspectos históricos e sociológicos relativas ao seu acervo. Para tanto é fundamental criar estratégias adequadas de aprendizagem, através de mecanismos lúdicos e que possam incorporar e interagir com as vivências e especificidades deste público infantil", explicou Fred Pontes, da direção da Casa de José de Alencar.
Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (85) 3229 1898. As apresentações ocorrerão às quartas-feiras, pela manhã, e às quintas-feiras, no período da tarde. Desenvolvido pela servidora Marta Zélia Tavares e voltado para o público infantil de 5 a 7 anos, o projeto integra o Programa de Educação Patrimonial da Casa de José de Alencar, cadastrado na Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC.
COLEÇÃO ARTHUR RAMOS – Compõe-se de fetiches, atabaques, trabalhos de feitiçaria e outros itens que se referem às manifestações religiosas afro-brasileiras, como o candomblé, incluindo, também, peças africanas de grande valor etnográfico, bem como outras relacionadas com a escravidão no Brasil. Clique e conheça alguns itens da coleção.
Fonte: Frederico Pontes, diretor da Casa de José de Alencar – fone: 85 3229 1898