Labomar renova Termo de Cooperação de Programa de Formação Docente
- Segunda, 19 Setembro 2016 16:08
Para acertar detalhes da renovação do Termo de Cooperação do Programa de Formação Docente nos níveis de mestrado e doutorado para professores e pesquisadores da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica nos núcleos de pesquisa aplicada em pesca e aquicultura, o Prof. Edmar Moraes, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), visitou, na última sexta-feira (16), o Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará. A continuidade do Programa é do interesse de todas as partes envolvidas: MEC, Labomar/UFC e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
O Prof. Antônio Gomes, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, lembrou ser necessário muita atenção aos itens do edital que renovará o Programa, para que fique assegurado um padrão de qualidade e que possa ser corrigida alguma eventual falha existente no modelo atual. Ele também garantiu, na ocasião, que tudo o que for necessário institucionalmente será disponibilizado.
Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC
Apresentado como um dos beneficiários, tendo em vista ter conseguido seu título de doutor por meio do Programa de Formação Docente, o Prof. João Vicente, diretor do IFCE de Acaraú, ressaltou sua importância pela oportunidade que dá a docentes que trabalham no Interior obter maior qualificação. Na mesma linha de pensamento se pronunciou o Prof. Júlio César, diretor do IFCE de Maracanaú.
Um dos pioneiros da interiorização do ensino superior no Brasil, o Prof. Edmar Moraes se propôs dar novos rumos ao Programa que será renovado para que ele se torne ainda mais produtivo. Um ponto que deverá ser aperfeiçoado é o que diz respeito ao afastamento de professores de suas respectivas unidades para cursar a pós-graduação. A partir de 2017, as aulas serão por módulos, ao invés de disciplinas semestrais, visando facilitar a presença dos docentes.
A princípio, serão abertas 10 vagas para mestrado e 15 vagas para doutorado, com inscrições abertas para interessados de todo o Brasil, segundo a Profª Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Labomar. Ela avalia positivamente o Programa nessa etapa de quatro anos, tendo em vista a interiorização que permitiu ampliar a visão de ciência e tecnologia.
Também participaram da reunião o Prof. Carlos Teixeira, coordenador da Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais; a Profª Lidriana Pinheiro, vice-diretora do Labomar; Cláudia Finger, servidora responsável pelos convênios no Labomar, servidores Selma Ribeiro e Jonatas Martins, da Pró-Reitoria de Administração da UFC.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938