Mostra Arte na Biblioteca abre programação com exibição de filmes e exposições
- Segunda, 28 Agosto 2017 14:33
A Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP) promove, nesta segunda-feira (28), às 16h, a abertura da primeira edição da Mostra Arte na Biblioteca (MAB).
Nesta edição, a mostra tem como tema "Fortaleza e suas violências" e reúne mais de 15 trabalhos artístico-culturais, tanto da comunidade acadêmica como da sociedade em geral, de diferentes linguagens, que serão apresentados até o dia 15 de setembro.
A abertura acontece no hall de entrada da biblioteca, onde haverá exposição do trabalho fotográfico “Simples Cidade - Jangurussu”, de Leo Silva, que registra o cotidiano, as paisagens e os olhares dos moradores das comunidades do Jangurussu. Também serão expostas as tirinhas da quadrinhista Amanda Coelho, que retrata em alguns quadrinhos as microviolências do ambiente urbano.
Logo em seguida, às 16h30min, no auditório da BCCP, haverá exibição do recém-lançado documentário “Rotinas”, com presença do coletivo Tentalize, realizador do projeto. O curta-metragem documenta a rotina de três pessoas: Dona Leonora "Tia do caldo", Dona Quinha e Seu Luís "Tio do churrasco", que utilizam o espaço urbano como uma alternativa para o sustento da família.
Às 18h, também no auditório, será exibido o longa-metragem “O lugar das perdas” (2015), do diretor Israel Branco, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC. O documentário, filmado no bairro Pirambu, explora a questão do lar e do pertencimento a um local, através de relatos de moradores de Fortaleza, realocados de suas moradias para conjuntos habitacionais construídos pela prefeitura. Após a exibição, haverá debate com o diretor.
A Mostra Arte na Biblioteca – Ano 1 é uma iniciativa do projeto Arte na Biblioteca, da BCCP, que tem apoio da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC. O objetivo é difundir as mais variadas formas de saber, ampliando, assim, os serviços que a biblioteca oferece a seu público e fortalecendo a imagem desse espaço também como um centro cultural.
Fonte: Islânia Castro Teixeira da Silva, diretora da Biblioteca Central do Campus do Pici – fone: 85 3366 9515