Curso de Economia Ecológica da UFC é destaque em encontro nacional
- Segunda, 18 Setembro 2017 10:58
O curso de bacharelado em Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará terá destaque na programação do XII Encontro Nacional de Economia Ecológica, que será realizado de 19 a 22 de setembro em Uberlândia (MG).
Representantes da UFC foram convidados para discutir o tema da mesa "Ensino de economia ecológica no Brasil". "Com o primeiro curso de graduação na área, a UFC inaugura um momento de enorme importância: a Instituição assume a vanguarda da formação de profissionais em Economia Ecológica no Brasil. Trata-se de um projeto pedagógico que afirma uma postura acadêmica de zelo com 'nossa casa comum' e de quebra da hegemonia da espécie humana sobre as demais que nela também habitam", defende o Prof. Casemiro Filho, coordenador do curso.
A mesa, que ocorrerá na quinta-feira (21), terá a participação dos professores Aécio Alves de Oliveira, Guillermo Gamarra e Suely Salgueiro Chacon, que levarão aos participantes os elementos constitutivos da proposta pedagógica do curso da UFC. A intenção é socializar e problematizar a questão ecológica, bem como a preocupação com o ensino da Economia Ecológica no Brasil, seus limites e possibilidades, tendo-se por base a opção pedagógica sociocrítica do curso.
SAIBA MAIS – Neste ano de 2017, a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica promove a 12ª edição de seu encontro bianual. O evento é o mais importante da área no Brasil. A programação trata de temas atuais relacionados a questões relevantes não apenas para nosso País, mas para todo o planeta. Professores, pesquisadores, gestores públicos e privados e diferentes profissionais ligados à área ambiental, além de estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação, são o público do evento.
Em 2017, o tema principal do XII Encontro Nacional de Economia Ecológica será "Economia ecológica e institucionalidade ambiental em tempos de crise", que traz uma reflexão no contexto das relações entre economia e natureza e das profundas desigualdades que se distribuem no mundo. Em particular, o debate estimula uma crítica profunda ao paradigma do crescimento econômico a qualquer custo.
Fonte: Coordenação do curso de Economia Ecológica da UFC – fones: 85 3366 9663 e 3366 9115 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.