UFC coordena oficina de reorganização da rede de saúde mental no Interior do Ceará
- Segunda, 25 Setembro 2017 11:25
A Universidade Federal do Ceará é uma das instituições tutoras do Programa Mais Médicos (PMM), do Ministério da Saúde. Na última semana, a equipe de tutoria e supervisão do Mais Médicos da unidade UFC-Fortaleza organizou, para participantes do Programa e outros profissionais de saúde, a Oficina de Reorganização da Rede de Atenção Psicossocial da macrorregião de Aracati.
O objetivo da oficina foi provocar um debate sobre o funcionamento da rede de saúde mental dessa macrorregião, em especial nos municípios de Fortim, Aracati, Icapuí e Itaiçaba. Trabalhar fluxos organizacionais, pensar formas de otimizar o atendimento a pacientes, discutir padronização de processos e fazer com que as unidades de atenção psicossocial "conversem entre si" foram alguns dos pontos da oficina.
Ao todo, participaram 84 profissionais de saúde. Além daqueles vinculados ao Programa Mais Médicos, houve participantes ligados à Estratégia Saúde da Família (ESF), aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ao Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), à Residência Integrada de Saúde (RIS) e à Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD).
Os médicos foram orientados a analisar a demanda de saúde mental de suas unidades de saúde e identificar os pacientes acompanhados cronicamente por transtornos mentais ou uso de psicotrópicos. Também foram discutidas linhas de cuidados para pacientes com síndromes ansiosas, depressivas, psicóticas, maniatiformes e outros transtornos, bem como pacientes que fazem uso de álcool e outras drogas.
Além de dar apoio aos médicos no aprimoramento de sua prática clínica, a oficina pôde dar suporte aos municípios na construção e implementação de políticas públicas. Segundo a Profª Magda Porto, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC, um benefício não esperado foi a proatividade dos médicos do PMM na formulação dessas políticas, liderando os grupos de trabalho.
Segundo a Profª Magda, outros encontros deverão ser programados para que a discussão seja consolidada. Todo o trabalho foi feito em parceria com o município de Aracati no último dia 21 de setembro.
Fonte: Profª Magda Porto, do Departamento de Medicina Comunitária da UFC – fone: 85 3366 8044