Infraestruturas física, tecnológica e de bibliotecas são mote de encontro do PDI
- Terça, 31 Outubro 2017 15:32
Se, nos últimos anos, um dos desafios da Universidade Federal do Ceará era ampliar sua infraestrutura para dar conta da expansão da Instituição não só em Fortaleza quanto no Interior, a tarefa a partir de agora é traçar estratégias para consolidar o que já existe, concluir o que está em andamento e otimizar recursos. Esse foi um dos pontos discutidos no encontro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) UFC 2018-2022, realizado nesta terça-feira (31), na Casa de José de Alencar.
O evento foi aberto pelo vice-reitor, Prof. Custódio Almeida, que fez um convite a "projetarmos, para os próximos cinco anos, aquilo que é um dos pontos mais visados e sensíveis da UFC". O eixo infraestrutura subdividiu-se em três: infraestrutura física, infraestrutura de tecnologia e infraestrutura da Biblioteca Universitária.
Veja outras imagens do seminário no Flickr da UFC
No primeiro, o titular da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Prof. Ademar Gondim, apresentou o dados sobre o crescimento da UFC de 2013 a 2017. Nesse período, construiu-se na Universidade o equivalente a 15% de tudo o que fora erguido até então, ao longo de toda a existência da Instituição.
Os atuais desafios passam pelo planejamento de novas obras, manutenção e atividades de operação da estrutura já existente, temas que nortearam as discussões do grupo de trabalho relacionado ao tema.
BIBLIOTECA – O diretor da Biblioteca Universitária, Jonathan Soares, lembrou que a UFC possui o maior acervo de livros do Estado, sendo também a instituição que mais empresta obras. No total, são 328,5 mil exemplares, número que tem sido ampliado a cada ano, o que tem permitido maior oferta de empréstimos (hoje, cada pessoa pode tomar emprestado até 16 exemplares, enquanto em 2003 era permitido empréstimo de apenas quatro livros). O Repositório Institucional da UFC, onde são depositados trabalhos acadêmicos produzidos pela comunidade universitária, é considerado o segundo melhor do Nordeste e 10º do País, segundo dados do Ranking Web of Repositories apresentados pelo diretor.
Jonathan lançou como desafios questões como melhor disponibilidade dos serviços da Biblioteca, fortalecimento das ações de acolhimento e inclusão, atendimento humanizado, dentre outros.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Outro eixo debatido foi o da infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação, cujos focos foram os portais e sítios institucionais e suporte e infraestrutura de TI. Avanços como o Datacenter da UFC, o consequente aumento da capacidade de atender às demandas em TI, a possibilidade de serviços como videoconferências, dentre outros, foram destacados pela equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação da UFC.
Os encontros do PDI seguem até o fim de novembro, sendo toda a comunidade universitária convidada a participar. A expectativa é de que o documento seja finalizado em dezembro. A seguir, o calendário das próximas reuniões:
Dia Tema
14/11 – Pessoas (servidores)
21/11 – Pessoas (estudantes)
28/11 – Gestão.
Fonte: Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, pró-reitor adjunto de Planejamento e Administração e coordenador do PDI – fones: 85 3366 7367 e 3366 7365