Santa Casa de Sobral realiza 300º transplante de córnea e destaca parceria com UFC
- Quinta, 14 Dezembro 2017 12:56
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) realizou, na quarta-feira (13), o V Encontro dos Transplantados. Na ocasião, o hospital celebrou a marca dos 300 transplantes de córneas. O evento fez parte das comemorações do Dia Nacional do Doador de Córnea, 13/12, data em que também é homenageada santa Luzia, protetora dos olhos e da visão.
A direção da Santa Casa destacou a parceria com a UFC, através do Curso de Medicina instalado naquele município da zona norte do Estado em 2001.
Além de ser o único hospital do interior do Ceará a dispor de um banco de olhos, a Santa Casa é considerada espaço de ensino. Na solenidade, foi lembrado que a UFC vem contribuindo para o avanço das atividades educacionais realizadas na área da oftalmologia, coordenadas pelo médico e professor do Curso de Medicina Ribamar Fernandes Filho.
Da parceria exitosa entre SCMS e UFC, ressaltou-se também o apoio ao Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) do hospital, sob a direção do Prof. Vicente Pinto, que também dirige o Campus da UFC em Sobral.
TRANSPLANTES – O V Encontro dos Transplantados contou com a participação de toda a equipe da Unidade de Captação e Transplantes da SCMS, além de pacientes e familiares. Durante o evento, pacientes relataram experiências vividas antes e depois do transplante.
Um deles foi Antônia Lucielma Jorge, de 44 anos. Ela contou que 90% da córnea do olho direito estava destruída por causa de complicações de uma infecção ocular. Enxergando apenas vultos e sentindo muita dor no olho, ela se submeteu ao transplante de córnea no último dia 5. Esse foi o 300º transplante de córnea realizado na Santa Casa e o resultado foi um sucesso.
No ano passado, foram realizados 85 transplantes. Neste ano, o número chega a 67. "Ficamos muito felizes e temos de comemorar, porque isso retrata o atendimento de qualidade prestado de maneira contínua e, quase na sua totalidade, financiado pelo SUS", afirma o oftalmologista e professor Ribamar Fernandes Filho.
Para o diretor-geral da Santa Casa, padre Francisco Júnior Melo, o hospital segue firme no propósito de se tornar uma instituição de excelência no ensino, pesquisa e assistência, que tem à frente o bispo de Sobral, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, provedor da instituição. "A marca atingida dos 300 transplantes representa o potencial do hospital para realizar procedimentos de alta complexidade. Mostra a capacidade técnica e de trabalho dos profissionais, que proporciona a superação de obstáculos e a valorização do ser humano", comenta.
O diretor ressaltou ainda a importância do consentimento das famílias para a doação de córneas. A SCMS dispõe de uma Organização de Procura de Órgãos (OPO), por meio do Ministério da Saúde.
Veja histórico dos transplantes de córnea em Sobral:
. Em 23 de julho de 2011, na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, foi realizado o primeiro transplante de córnea na macrorregião norte do Ceará. O paciente, natural de Forquilha, tinha 57 anos. Era portador de uma úlcera de córnea e estava perdendo a visão de forma muito rápida, sendo necessário o transplante em caráter de urgência.
. Em 24 de setembro de 2014, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral inaugurou a estrutura física de seu Banco de Olhos Dr. Vicente Abdias Fernandes.
. Em 25 de janeiro de 2016, o banco de olhos foi credenciado pelo Ministério da Saúde e autorizado pela Vigilância Sanitária a funcionar através de publicação, no Diário Oficial da União, da Portaria nº 78, de 22 de janeiro de 2016. Além de fazer a captação de córneas, o banco passou a ser responsável pela avaliação, processamento, armazenamento e distribuição dos tecidos para a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos do Estado do Ceará (CNCDO).
. Em 6 de dezembro de 2016, o Ceará zerou a fila de espera de transplantes de córnea, depois de 34 anos realizando esse procedimento, iniciado em 1982. "Fila zero" de córnea é uma meta estabelecida pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e indica a situação em que o paciente que precisar de um transplante não necessita esperar pelo tecido porque ele já está disponível para a cirurgia.
. Em 5 de dezembro de 2017, o hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral atingiu a marca de 300 transplantes de córneas.
Com informações do jornalista Vanderley Moreira e colaboração dos médicos José Ribamar Fernandes Filho e Kelson Viana.
Fonte: Campus da UFC em Sobral – fones: 88 3695 5703 e 3695 4601