Professoras e alunos participam de expedição interdisciplinar à Fundação Casa Grande, no Cariri
- Sexta, 22 Dezembro 2017 13:37
Um grupo formado por estudantes e professoras da Universidade Federal do Ceará integrou expedição interdisciplinar à Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, na região do Cariri, no Ceará, que atua na formação educacional de crianças e jovens em programas ligados a memória, comunicação, artes e turismo. A equipe da UFC conheceu o trabalho da Fundação e participou da comemoração dos 25 anos da instituição, criada pelo casal Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde (falecida).
Entre as atividades comemorativas, houve cortejo e apresentação de grupos de cultura popular – bandas cabaçais, reisado, penitentes e bacamarteiros – e realização da Festa da Renovação, ou simplesmente Renovação. Trata-se de antigo ritual de Consagração das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus, que diz muito da fé e religiosidade do povo nordestino.
Os alunos que visitaram a Fundação, no período de 16 a 20 deste mês, são das disciplinas de Redação para Mídias Digitais e de Educomunicação, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD); de Pesquisa em Comunicação, do Curso de Publicidade e Propaganda, ambos do campus da UFC em Fortaleza; e de Seminários Avançados em Infâncias e Juventudes, do Curso de Psicologia do Campus da UFC em Sobral. Eles foram acompanhados pelas professoras Andrea Pinheiro, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais; Inês Vitorino, do Curso de Publicidade e Propaganda, e Érica Atem, do Curso de Psicologia em Sobral.
De acordo com a Profª Érica, a viagem de conhecimento à Fundação permitiu aos participantes perceber discussões e problematizações curriculares sob a ótica conjunta de crianças e adultos protagonistas na produção e preservação da cultura do homem Kariri. "O que pode uma criança? O que deixar de imagem e conhecimentos para os que virão? Como nos deixamos atravessar pelas experiências? Foram algumas das perguntas que puderam ser vividas e sentidas, antes de explicadas", diz.
Ela acrescentou que os dias de convivência com os que fazem a Casa Grande e a oportunidade de participar da Festa da Renovação alimentaram as possibilidades de conhecer e agir no mundo. "Saímos transformados e desafiados por uma 'antropologia dos contatos' e pela necessidade de nos apropriar e cuidar das expressões que fazem nosso território", afirmou.
COBERTURA – Os textos, fotos e vídeos produzidos de forma colaborativa pelos estudantes da UFC durante a expedição estão disponíveis na Internet.
Fontes: Profª Andrea Pinheiro, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais – fone: 85 3366 9029 / Profª Érica Atem, do Curso de Psicologia do Campus de Sobral – fone: 88 3613 1663 / Profª Inês Vitorino, do Curso de Publicidade e Propaganda – fone: 85 3366 9222