Reitor recebe criadores do projeto VibEye, terceiro lugar da Imagine Cup
- Sexta, 19 Mai 2017 16:53
Equipe da Universidade Federal do Ceará finalista na competição Imagine Cup foi recebida, na tarde da última sexta-feira (19), pelo Reitor Henry Campos e apresentou o VibEye, equipamento com o qual concorreu e ficou entre os quatro primeiros colocados no concurso, que teve 199 inscritos. A Imagine Cup é uma ação da Microsoft e no Ceará teve o apoio do Governo do Estado.
O Prof. Henry Campos se disse entusiasmado com o projeto gestado na UFC e espera que as possibilidades se multipliquem em iniciativas semelhantes. "Vejo como incentivo para o desenvolvimento do Parque Tecnológico que será implantado", destacou o Reitor, acrescentando ser um sinal "de que devemos introduzir uma disciplina sobre empreendedorismo em todos os cursos de graduação da Universidade".
Veja mais fotos do encontro no Flickr da UFC
A ideia do VibEye surgiu quando Samuel Lima, aluno do 5º semestre de Engenharia Elétrica, ainda cursando o ensino médio, percebeu que os cegos e pessoas de baixa visão se ressentiam de um equipamento que os livrasse de perigos que as bengalas não alcançavam. "Caixas de ar-condicionado, uma caçamba de caminhão, um orelhão são obstáculos que estão no dia a dia dos deficientes", aponta Samuel Lima ao justificar a criação do aparelho.
O VibEye consiste em um pequeno dispositivo, que pode ser acoplado aos óculos ou a um boné, e em uma pulseira que vibra diante da proximidade de um obstáculo, mesmo sem tocá-lo. "É como o radar de um morcego", compara o estudante, lembrando que a bengala não será descartada porque tem outras utilidades.
Os criadores do aparelho já detêm o registro da propriedade intelectual. O modelo atual, apresentado durante a competição, passará por modificações no seu design para ficar mais leve e oferecer mais conforto ao usuário. De acordo com os cálculos feitos pelo grupo responsávael pelo projeto, o VibEye poderá ser comercializado por R$ 200,00.
A equipe que desenvolveu a peça é formada pelo Prof. Danielo Gomes, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, pelos estudantes Múrcio Filho e Felipe Soares, da Engenharia de Computação, e contou com a colaboração do servidor técnico-administrativo Marcondes Alexandre e da mestranda em Engenharia de Teleinformática Michelle Cacais.
Mais informações podem ser obtidas na página do projeto no Facebook.
Fonte: Prof. Danielo Gomes – fone: 85 3366 9797 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.