Campus de Sobral realiza colação de grau de 108 concludentes
- Terça, 23 Janeiro 2018 11:43
O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, presidiu, na noite dessa segunda-feira (22), solenidade de colação de grau de 108 concludentes do Campus da UFC em Sobral, no auditório do bloco I do Campus Mucambinho.
Na cerimônia, que encerrou o ciclo de colações de grau 2017.2 na UFC, os graduandos eram dos cursos de Odontologia (31), Psicologia (29), Ciências Econômicas (10), Música (12), Finanças (9), Engenharia Elétrica (12) e Engenharia da Computação (5). No dia 18 de dezembro, já havia ocorrido a colação de grau de 17 concludentes do Curso de Medicina do Campus de Sobral.
Em seu discurso, o reitor Henry Campos falou da satisfação pela formatura de mais uma turma de alunos. "Nós, que fazemos a Universidade Federal do Ceará, aqui podemos experimentar a sensação do dever cumprido, qual seja, entregar à sociedade profissionais qualificados, prontos para exercer seu ofício com ética, sensibilidade e competência", disse.
Ele destacou a ótima posição da UFC nos rankings: "Em todo o Brasil, a UFC já se classifica como a 11ª melhor universidade federal, com vários de seus cursos ocupando posições de destaque nas avaliações a que são submetidas, periodicamente, 750 instituições educacionais brasileiras".
Em sua fala, o reitor alertou sobre as ameaças por que passam a jovem democracia brasileira e a universidade pública. Mesmo assim, demonstrou otimismo em relação ao futuro. "A nova história de um Brasil democrático, de um Brasil justo, honesto e feliz, se faz com capítulos como este que aqui estamos escrevendo. Passa pelas grandes celebrações do conhecimento, do saber, representadas pela colação de grau".
Em nome dos docentes, falou o Prof. Rômulo Nunes de Carvalho Almeida, coordenador do Curso de Engenharia Elétrica. De improviso, comentou o quanto os estudantes precisaram se dedicar para finalizar o curso. O orador discente, Raul Anderson Domingues Alves da Silva, do Curso de Odontologia, reafirmou o que disse o professor quanto aos "anos de esforço e dedicação".
Agradeceu a todos os que contribuíram para a formação deles e exortou os colegas a seguir adiante: "A tempestade de emoções que nos rodeia nesse instante pode ser um misto de alívio e saudade, de medo e coragem de enfrentar os novos desafios. Mas chegou o momento de cada um alçar voo sozinho. Que as vivências partilhadas no caminho até aqui sirvam de impulso para atingirmos a alegria de chegar ao destino planejado", afirmou.
HOMENAGEM – Na solenidade, foi feito um minuto de silêncio em memória da aluna Camila Torres Vidal David, que estaria se formando com sua turma do Curso de Psicologia. Ela, porém, faleceu em outubro do ano passado.
A cerimônia de colação de grau contou com as presenças de integrantes da Administração Superior da UFC, dentre eles o Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, pró-reitor de Graduação; Prof. José Soares de Andrade Júnior, pró-reitor de Relações Internacionais; Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação; Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto, diretor do Campus de Sobral; Prof. João Guilherme Nogueira Matias, vice-diretor e coordenador de Programas Acadêmicos do Campus de Sobral, além de servidores técnico-administrativos e docentes, familiares e amigos dos formandos.
Leia mais:
1.700 concludentes são diplomados no ciclo de colações de grau 2017.2; confira a cobertura completa
Fonte: Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 4604