Curso de Odontologia seleciona novas voluntárias para pesquisa sobre dor facial
- Quinta, 01 Fevereiro 2018 11:00
- Última Atualização: Quinta, 28 Junho 2018 15:21
O Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará voltou a selecionar voluntárias para pesquisa que irá avaliar o efeito do glúten nas dores faciais decorrentes da disfunção temporomandibular.
O estudo Influência da ingestão de glúten nos mecanismos somatossensoriais mecânicos de mulheres com dor miofascial da musculatura mastigatória é conduzido pela Profª Lívia Fiamengui e realizado em parceria com o Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Serão selecionadas para participar da pesquisa mulheres com idade entre 18 e 50 anos que apresentem dor frequente nos músculos da mastigação. Não poderão participar da pesquisa mulheres que apresentem gravidez e desordens como enxaqueca, diabetes não controlada, pressão alta, lúpus, hanseníase, esclerose múltipla, hipotireoidismo, síndrome do túnel do carpo, hipertensão intracraniana e alterações psicológicas e neurológicas incapacitantes.
Interessadas deverão comparecer à Clinica 4 do Curso de Odontologia da UFC (Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo), na próxima terça-feira (3), das 8h30min às 12h. As avaliações serão realizadas por ordem de chegada, e as selecionadas para atuar como voluntárias deverão retornar à Universidade para a execução da pesquisa.
Ao fim do estudo as mulheres selecionadas continuarão sendo atendidas para tratamento da disfunção temporomandibular.
SOBRE A PESQUISA – A disfunção temporomandibular é uma desordem que pode afetar os músculos da mastigação e a articulação da boca. Um dos sintomas mais comuns é a dor na face, principalmente ao mastigar, bocejar e falar. Também podem estar presentes sintomas como barulhos na articulação ao abrir e fechar a boca ou ao mastigar, dores de cabeça, dentre outros.
O objetivo da pesquisa é verificar se o consumo de alimentos com glúten pode estar relacionado com o aumento da dor nos músculos da mastigação, uma vez que essa substância pode ter efeito inflamatório sobre as estruturas do corpo. O glúten é uma substância encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada, e está presente em alimentos como pão, macarrão, bolo, bolacha, cerveja, dentre outros. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFC sob Protocolo nº 2.439.297.
Fonte: Profª Lívia Fiamengui, do Curso de Odontologia da UFC – fone: 85 3366 8005