Pesquisadoras cearenses integram publicação internacional sobre nutrição
- Quinta, 07 Junho 2018 10:23
Está disponível para pré-encomenda, no site da editora Elsevier, o livro Nonvitamin and nonmineral nutritional suplements (Suplementos nutricionais não vitamínicos e não minerais).
A publicação internacional teve a colaboração de uma equipe de pesquisadoras de instituições de ensino superior do Ceará, coordenada pela professora titular do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará Dirce Fernandes de Melo.
Além da pesquisadora da UFC, compuseram a equipe as professoras Mirele da Silveira Vasconcelos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Érika Freitas Mota, Luciana de Siqueira Oliveira e Andréia Cardoso de Aquino, da UFC; e Diana Célia Sousa Nunes-Pinheiro, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), bem como a doutora em Bioquímica Neuza Félix Gomes-Rochette.
Com 618 páginas, o livro engloba estudos sobre os suplementos nutricionais encontrados hoje no mercado mundial, como extratos de origem animal, de leveduras e de fungos, plantas e algas. Explica a professora Dirce Fernandes de Melo que o grupo de pesquisa cearense contou com uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais das áreas de nutrição, biologia, engenharia de alimentos, farmacologia, imunologia e bioquímica.
As cientistas elaboraram três capítulos do livro, nos quais abordam aspectos relacionados à segurança no uso e os efeitos do açaí, do gengibre e da cartilagem de tubarão em doenças neurodegenerativas, problemas cardiovasculares, obesidade, câncer e doenças inflamatórias, como artrite e osteoartrite.
"O livro reúne trabalhos de pesquisadores de renome mundial e certamente irá contribuir para a literatura científica no campo da ciência de alimentos, servindo como guia para estudantes e profissionais na área de nutrição e interessados no assunto", avalia a professora Dirce Melo.
O livro foi editado pelos pesquisadores Seyed Mohammad Nabavi, da Universidade de Ciências Médicas do Irã, e Ana Sanches-Silva, do Instituto Nacional de Pesquisa Agrária e Veterinária de Portugal.
Fonte: Profª Dirce Fernandes de Melo – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.