Emoção marca cerimônia de colação de grau da 111ª turma de Medicina em Fortaleza
- Quinta, 07 Junho 2018 12:02
Abraços, beijos e sorrisos marcaram a cerimônia de colação de grau da 111ª turma de Medicina da Universidade Federal do Ceará no fim da tarde dessa quarta-feira (6). Pais, mães e familiares lotaram o auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) para compartilhar com os 69 novos médicos a emoção do fechamento de um ciclo.
Oradora discente da turma, Adilla Mendes destacou a passagem do tempo. Em seis anos, foram muitos aprendizados, estudos e cuidados com amigos e pacientes, experiências que ela pretende guardar para sempre. "Me invade a vontade de pegar esse momento com as mãos e pôr num potinho onde pudéssemos olhar novamente, viver novamente, quantas vezes quiséssemos", desejou.
Ao mesmo tempo que lembrou o passado, a graduanda pediu aos colegas que aproveitassem cada momento do que está por vir. "Que não esqueçamos o real motivo de termos escolhido honrar tão bela profissão. E, acima de tudo, que não percamos de vista o amor pela vida, afinal, não faz sentido querermos ser bons médicos, se antes não formos boas, empáticas e felizes pessoas", finalizou.
Homenageado pelos estudantes, o Prof. João Batista Gadelha foi o orador docente da cerimônia. Emocionado, ele destacou que a medicina é uma vocação e pediu que os novos médicos não sejam "robotizados". "Nós não estamos usando o robô e a tecnologia a nosso favor. Nós corremos um sério risco de nos vermos robotizados", considerou, apontando que a tecnologia é saudável e necessária, desde que seja utilizada a favor do médico e do paciente. "Nós não devemos nos esquecer de que o aprendizado médico começa com o paciente, evolui com o paciente, termina com o paciente", alertou.
Veja outras imagens da cerimônia no Flickr da UFC
ORGULHO – No discurso, o reitor da UFC, Henry Campos, destacou as conquistas da Universidade Federal do Ceará. "Entre as 140 instituições de nível superior já avaliadas in loco pelo MEC, a Universidade Federal do Ceará é uma das 10 que apresentam conceito institucional 5 e índice de cursos entre 4 e 5, o que a coloca, definitivamente, na faixa de excelência", citou.
O Prof. Henry lembrou ainda os 70 anos da Faculdade de Medicina (FAMED), celebrados neste ano. Para ele, em sete décadas, a FAMED ganhou espaço e cresceu tanto na dimensão física como na abrangência geográfica, expandindo-se para outras cidades, como Sobral.
O reitor pediu aos novos colegas de profissão que honrassem o diploma e o conduzissem com orgulho, com total entrega e dedicação à medicina. "Exercitem o respeito humano, os valores humanísticos, e orientem-se, a todo instante, pelos postulados da ética", solicitou.
RITUAL – A cerimônia de colação de grau contou com a participação do pró-reitor de Graduação, Cláudio de Albuquerque Marques, que entregou ao reitor a lista com a assinatura dos 69 formandos. Em seguida, o concludente Gustavo Gomes Martins comandou a leitura do juramento de Hipócrates e o Prof. Henry Campos leu o termo de colação de grau.
Fizeram parte da mesa dirigente dos trabalhos, além do reitor da UFC, o vice-reitor, Custódio Almeida; o pró-reitor de Graduação, Cláudio de Albuquerque Marques; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes; o vice-diretor da FAMED, no exercício da diretoria, Francisco das Chagas Medeiros; o orador docente, João Batista Gadelha; a representante do Departamento de Medicina Clínica, Elizabeth Daher; e a vice-coordenadora do Curso de Medicina, Elcineide Soares de Castro.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331