Semana de debates marca jubileu de ouro do Curso de Ciências Sociais
- Segunda, 17 Setembro 2018 10:00
O Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará promove, até sexta-feira (21), uma semana de debates em alusão aos 50 anos de criação do curso. As atividades são abertas ao público e ocorrem no Campus do Benfica.
A ideia é que os participantes possam se integrar e celebrar a história do curso. A programação inclui mesas-redondas, exibição de filmes e exposições de livros e fotografias. Confira na imagem abaixo.
O curso de graduação em Ciências Sociais na UFC foi criado em 1968 com a modalidade de licenciatura e, na década seguinte, passou a ofertar também a modalidade de bacharelado. A fundação do Instituto de Antropologia, em 1958, e a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1961, e do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, em 1966, serviu de pilar para o estabelecimento e a consolidação do curso alguns anos mais tarde.
Atualmente, a graduação está sob responsabilidade do Departamento de Ciências Sociais e é integrada pelas unidades curriculares de antropologia, ciência política e sociologia.
PROGRAMAÇÃO ‒ A semana de celebração dos 50 anos do curso começa nesta segunda-feira (17), às 18h30min, com abertura oficial e mesa-redonda sobre a trajetória do Curso de Ciências Sociais, no auditório da Reitoria.
Nos dias seguintes, mesas-redondas abordam temas como: ensino e pesquisa no Curso de Ciências Sociais; vivências, resistências e repressão; desafios e expansão das ciências sociais; movimento estudantil e lutas pela redemocratização no Brasil; inserção do cientista social no mercado de trabalho.
LUTAS SIMBÓLICAS ‒ Além disso, no sábado (22), haverá uma manhã lúdica em torno do pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, das 8h às 12h, na Casa de José de Alencar ‒ CJA (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), equipamento cultural da UFC.
O evento contará com oficina prática de experimentação do jogo Lutas Simbólicas, inspirado na teoria de Bourdieu. Idealizada pelo professor Daniel Valentim, que concluiu doutorado em Sociologia na UFC, a iniciativa está em desenvolvimento desde 2011.
Na ocasião, será lançada campanha de financiamento coletivo do jogo, que visa contribuir com a produção de conhecimentos sociológicos, e estará à disposição do público exposição artística composta por 45 ilustrações produzidas especialmente para o Lutas Simbólicas.
O evento conta com o apoio da Casa de José de Alencar, do projeto de extensão Brincarmóvel e do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC.
Fontes: Curso de Ciências Sociais da UFC ‒ fone: 85 3366 7419 / Daniel Valentim, idealizador do jogo Lutas Simbólicas – fone: 85 98714 3725