Centro de Ciências Agrárias participa de projeto com universidades do Brasil e da França
- Terça, 13 Novembro 2018 09:24
O Prof. Raul Shiso Toma, do Departamento de Ciências do Solo do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, integra a coordenação nacional do projeto Cadeia Agroalimentar Sustentável – Sustainable Agri-Food Chain, aprovado no âmbito do Programa CAPES/BRAFAGRI. A iniciativa visa a parcerias universitárias entre Brasil e França para a promoção do intercâmbio de estudantes de graduação nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária.
Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo governo francês, o programa concede bolsas de estudo e apoio financeiro a projetos. No caso do Cadeia Agroalimentar Sustentável – Sustainable Agri-Food Chain, a aprovação ocorreu em conjunto com as Universidades Federais de Goiás (UFG) e do Amazonas (UFAM) e as universidades francesas ESA Angers, ISA Lille, ISARA Lyon e PURPAN Toulouse, do grupo France Agro 3.
No Brasil, a coordenação principal do projeto está a cargo da Profª Tatianne Ferreira de Oliveira (UFG), enquanto a coordenação-geral na França está sob responsabilidade da Profª Florence Claire Malaise.
Segundo o Prof. Raul Shiso Toma, a iniciativa irá "estimular a aproximação das estruturas curriculares [dos cursos das instituições participantes], inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos, exclusivamente em nível de graduação. O objetivo é que as universidades parceiras (brasileiras e francesas) prepararem profissionais com formação básica para atuar em um contexto multidisciplinar, com visão globalizada".
Ainda conforme o professor, intercâmbios entre comunidades acadêmicas de diferentes universidades, nacionais e internacionais, e instituições de pesquisa ligadas ao agronegócio serão fundamentais. "Um dos pontos fortes desse projeto é a participação e cooperação de universidades de três diferentes regiões do Brasil (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), o que trará impactos econômicos e sociais para grande parte do País", vislumbra.
Na UFC, poderão participar do projeto estudantes de graduação de Agronomia, Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Serão ofertadas em torno de três vagas anuais, e o edital de seleção para intercâmbio na França será divulgado em breve. O projeto deve ter início em janeiro de 2019 e prosseguir até dezembro de 2022.
Além de fortalecer a cooperação da UFC com grupos internacionais e nacionais em aspectos teóricos e metodológicos, ampliando a internacionalização da Instituição, o projeto fomentará missões de estudo e visitas a centros de pesquisa e universidades altamente consolidadas e especializadas, aprofundando parceria com vínculo acadêmico e científico. Essa aproximação também permitirá aos estudantes participantes brasileiros a obtenção de duplo diploma com as universidades francesas.
A lista com os projetos aprovados no Programa CAPES/BRAFAGRI está disponível no site da CAPES.
Fonte: Prof. Raul Shiso Toma, do Departamento Ciências do Solo da UFC – fones: 85 3366 9686 e 3366 9452