Saudades e esperança marcam primeira colação de grau de 2018.2
- Quarta, 16 Janeiro 2019 10:41
Ainda era o meio da tarde dessa terça-feira (15) quando um animado grupo de estudantes chegou aos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará para o primeiro dia do ciclo de colações de grau do semestre 2018.2. Entre selfies e fotos com amigos e colegas de turma, alguns faziam os últimos ajustes no figurino e no penteado, outros aguardavam os familiares, mas todos compartilhavam as expectativas para a tão sonhada formatura.
A concludente de Design-Moda Lis Abreu, de 24 anos, veio mais cedo, com duas amigas, para registrar o momento e ainda garantir um lugar na fila para a assinatura da lista de formandos. Ela revelou que, a partir do curso, se tornou mais do que uma estilista, tendo descoberto interesses em diversas áreas da profissão, como fotografia, marketing e mídias digitais. "Aprendi muito na Universidade e fiz amizades para a vida toda. Sinto que, terminando essa fase, já dá aquele sentimento de nostalgia e saudade", afirmou.
Leia também: Servidores colam grau no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade
PARCERIA – Jéssyca de Sousa, de 21 anos, e Alan Albuquerque, de 31, traziam estampados no rosto largos sorrisos, pois concluíam juntos o Curso de Publicidade e Propaganda. O jovem casal se conheceu durante a faculdade e namorou por dois anos, até decidir morar junto.
De tão unidos, defenderam as monografias na mesma data – ele de manhã e ela à tarde – e a ocasião era bastante simbólica para comemorar conquistas e planejar o amanhã. "Hoje é um dia lindo, o mais satisfatório da graduação inteira, e é o momento para celebrar união com a família. Todo mundo está emocionado e a gente também, que esperou muito por esse dia", avaliou Jéssyca.
Natural do município de Trairi, a 137 km da capital cearense, Alan manifesta profunda gratidão à UFC, em particular pelas ações de assistência estudantil, que possibilitaram oportunidades de autodescoberta. "Para mim, é um sonho. Eu venho do Interior, sou o primeiro da minha família a me formar no ensino superior e todos estão contentes", compartilhou.
Na solenidade presidida pelo reitor da UFC, Henry Campos, foram diplomados 574 concluintes dos cursos de graduação da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da Faculdade de Medicina (FAMED), do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e do Instituto UFC Virtual, bem como do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade, ofertado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Entre os formandos deste último estavam 43 servidores técnico-administrativos da UFC.
No início dos discursos da noite, Tayanne Pires Ferreira, concludente do Curso de Oceanografia, falou em nome dos estudantes perante uma Concha Acústica lotada. Saudando as famílias e os professores presentes, a oradora, emocionada, ressaltou a honra por representar tanto os demais formandos, como o próprio curso e a unidade acadêmica de origem, o LABOMAR.
"A partir de hoje, o desafio de um local desconhecido já não nos assusta. Vamos avançar com coragem e firmeza. Sejamos aventureiros: existe um oceano de oportunidades esperando por nós. Não nos esqueçamos de que a vida não pertence aos estáticos, mas aos que investigam. Ela pertence ao que flui", conclamou.
Confira outras imagens da colação de grau no Flickr da UFC
RECONHECIMENTO – O vice-coordenador do Curso de Farmácia da UFC, Paulo Sérgio Dourado Arrais, reconheceu o valor e a função social de cada profissão representada na cerimônia. Para o orador docente, esses cursos são retrato da diversidade e pluralidade de competências, saberes e conhecimentos gerados na Instituição, com grande importância para todos os segmentos da sociedade.
"Sentimo-nos honrados em poder entregar à sociedade profissionais competentes, cientes de suas responsabilidades e compromissados com o desenvolvimento de suas áreas profissionais. Concludentes, honrem a profissão que ora abraçam e façam o melhor possível para prestar os serviços ou a assistência justa e digna àqueles que acreditaram e investiram em vocês. Desejo êxito a todos na nova vida que os aguarda", declarou.
COMPROMISSO – Na sequência do juramento de formatura, o reitor Henry Campos parabenizou estudantes, pais, padrinhos e madrinhas pela obtenção do diploma de nível superior, estendendo as congratulações a toda a comunidade acadêmica. Para ele, a história sexagenária da Instituição demonstra empenho na defesa de princípios comuns ao conjunto de universidades públicas brasileiras, como a democracia, o pluralismo, a inclusão social, a liberdade criativa e o ideal de paz.
O Prof. Henry salientou que, entre 2015 e 2018, período de dificuldades econômicas, os investimentos em obras na Universidade ultrapassaram a cifra de 50 milhões de reais. Outro dado institucional aponta que, no ano passado, 1.212 ações de extensão levaram a UFC a todas as regiões do Ceará, com atuação em 37 municípios e em 52 bairros de Fortaleza.
"O País enfrentou, nos últimos anos, uma angustiante quadra de recessão, que refreou expectativas. Mas nada conseguiu aniquilar nossas esperanças. E, podem acreditar, em plena crise, a Universidade Federal do Ceará logrou expandir-se, investir na infraestrutura e seguir escalando os patamares na qualidade em tudo o que faz. Temos hoje uma Universidade diferente, transformada, reconhecida nas avaliações externas pela excelência e profundamente identificada com a sociedade", ponderou o reitor.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331