UFC avança e ocupa primeira posição do Norte e Nordeste no Ranking Web of Universities
- Quinta, 07 Fevereiro 2019 08:59
"Uma grande notícia que consolida a nossa liderança acadêmica entre as universidades do Norte e Nordeste". Essa é a avaliação do reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, a respeito da melhora do desempenho da UFC nas diversas posições do Ranking Web of Universities. Conforme o reitor, o resultado "deve constituir motivo de celebração por toda a nossa comunidade universitária".
O ranking, divulgado no início do ano e elaborado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), órgão vinculado ao Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha, aponta a UFC como primeira colocada do Norte e Nordeste do Brasil. Na avaliação nacional, passou da 12ª para a 11ª colocação no País, em comparação com o ranking de 2018.1.
Ainda em relação ao ranking do Brasil, a UFC fica na 8º colocação, se consideradas apenas as instituições federais de ensino superior (IFES). O Ranking Web of Universities realiza a pesquisa com 11.998 instituições em todo o mundo.
Na lista mundial, a Universidade Federal do Ceará também se destacou, avançando 42 posições e ficando entre as 714 maiores do mundo. No comparativo com as instituições de ensino da América Latina, a UFC se destaca no 19º lugar, galgando duas posições em relação ao ranking de 2018.1.
O objetivo do Ranking Web of Universities, conforme seus responsáveis, é promover a presença acadêmica na Internet, apoiando as iniciativas de acesso aberto para aumentar a transferência de conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para a sociedade. Ele é construído por meio de dados da web publicamente disponíveis, levando-se em consideração quatro indicadores: presença, visibilidade, transparência (ou abertura) e excelência.
O ranking afere a visibilidade e a presença das universidades na Internet partindo do pressuposto de que a dimensão de uma instituição de ensino superior se traduz na rede. Não se trata de uma avaliação dos seus sites, nem de sua popularidade aferida pela audiência.
Os pesquisadores do CSIC avaliam diversas fontes de dados, levando em conta critérios como número de resultados indexados de pesquisas, citações de autores, quantidade de backlinks originados por redes externas e quantidade de artigos entre os 10% mais citados em 26 disciplinas.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331